Continua após publicidade

Campanha de vacinação contra a gripe ocorre até 26 de maio

Crianças a partir dos seis meses até os cinco anos de vida estão incluídas no grupo prioritário, assim como gestantes e puérperas.

Por Luísa Massa
17 abr 2017, 16h28
 (Gajus/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Recentemente, um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, ressaltou a importância da vacina contra a gripe, especialmente para o público infantil. Segundo a pesquisa, a imunização pode reduzir em até 65% a mortalidade das crianças.

Já nesta segunda-feira, 17, começa a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que irá até o dia 26 de maio. Neste ano, a novidade é que os professores – tanto da rede pública quanto da privada – foram adicionados ao grupo prioritário, que já é composto por pequenos de seis meses a menores de cinco anos, profissionais da área da saúde, povos indígenas, grávidas, mulheres que acabaram de ter filho (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos e aqueles que trabalham com o sistema prisional.

“Faço um apelo às pessoas do público-alvo que busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe“, declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A previsão é que 54,2 milhões de brasileiros sejam imunizados com a vacina que previne contra os três subtipos mais comuns do vírus no hemisfério Sul: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B

“Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, ressaltou Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

É fundamental ressaltar que pessoas que apresentam alergia ao ovo de galinha e seus derivados não devem ser imunizadas, assim como aquelas que já tiveram reação anafilática. Por esse motivo, a melhor coisa a fazer é conversar com o médico antes de tomar qualquer atitude.

Continua após a publicidade

Também vale lembrar que a gripe é transmitida através do contato de secreções e, além da vacina, algumas medidas simples podem impedir o problema, como lavar as mãos, evitar lugares muito cheios, não compartilhar itens pessoais e manter uma alimentação saudável.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.