BEBÊ RESPONDE: o que fazer para melhorar as hemorroidas na gravidez?
Consultamos uma especialista para saber quais são as medidas que ajudam a reduzir o desconforto, que nem sempre é comentado
Entre as mudanças corporais que acontecem na gravidez, o surgimento das hemorroidas – muito comum, porém nem sempre comentado – pode ser um dos mais desagradáveis. Embora não afetem o bebê, elas geram bastante desconforto. Mas é possível amenizar isso com algumas ações.
Para entender por que esse problema acontece e o que você pode fazer para melhorar, consultamos a coloproctologista Aline Amaro (@duoprocto). Confira:
“Ter hemorroidas na gestação é bem comum. Elas podem surgir em qualquer trimestre, no entanto, são mais frequentes a partir do segundo. É nesse momento em que acontece o maior aumento de peso, por isso, a pressão exercida sobre os vasos sanguíneos da região anal também é maior. De tão comuns, as hemorroidas são consideradas uma das muitas mudanças físicas pelas quais as mulheres passam durante a gravidez, sem causar qualquer prejuízo para o bebê.
Precisamos lembrar que, entre as alterações pelas quais o corpo feminino passa durante o período gestacional, estão o aumento do fluxo de sangue, o crescimento do útero, a constipação, além dos já citados aumento de peso e da pressão exercida sobre a pelve, que se torna mais intensa na medida em que o feto cresce e o útero fica maior. Assim, os vasos hemorroidários ficam inchados e muitas vezes doloridos.
Além disso, as flutuações hormonais também contribuem para o surgimento das hemorroidas na gestação. O aumento nos níveis da progesterona faz com que as paredes das veias relaxem, tornando-as mais suscetíveis à dilatação. Outra questão envolvida é a constipação. Estima-se que 38% das mulheres grávidas fiquem constipadas em algum momento da gravidez, o que pode ser atribuído tanto aos hormônios quanto à compressão do intestino pelo útero.
Vale destacar ainda que ficar muito tempo sentada ou em pé também pode aumentar as chances de desenvolver hemorroidas durante a gestação.
Medidas que ajudam a melhorar as hemorroidas
Há algumas formas de diminuir o desconforto e evitar que a região fique mais irritada. Algumas delas são:
- Fazer banhos de assento, pois a água morna contribui para a circulação sanguínea, relaxando a musculatura e diminuindo o inchaço dos vasos.
- Não usar papel higiênico. Depois de evacuar, o ideal é lavar a região anal com água. Quando não for possível, o melhor é optar por lenços umedecidos neutros para evitar a irritação.
- Não ingerir alimentos com pimenta.
- Evitar frituras e comidas muito condimentadas.
- Deitar-se de lado para reduzir a pressão na região anal e facilitar a circulação.
- Utilizar uma almofada com um furo no meio para se sentar com mais conforto.
- Manter o intestino funcionando de forma regular, já que a constipação é uma das causas principais que desencadeiam as crises de hemorroidas.”