É normal o bebê não fazer cocô todos os dias?

Pediatra esclarece essa dúvida e fala sobre os cuidados que devem ser tomados quando a criança está sendo alimentada com leite materno ou fórmulas.

“Como posso ajudar o meu bebê a evacuar? É normal a criança não fazer cocô todos os dias?”

“O recém-nascido (até 28 dias de vida) normalmente apresenta evacuações em várias mamadas – o que sinaliza que ele está mamando bem. Após esse período, se a criança está recebendo o aleitamento materno exclusivo, normalmente começar a evacuar em algumas trocas de fraldas – o cocô fica com aspecto líquido e ou semi pastoso. Nessa situação, eventualmente ela pode ficar sem evacuar até 5 dias.

Mas quando o bebê está recebendo fórmulas lácteas, os pais devem ficar atentos para a tolerância, já que há o risco de ocorrer casos de constipação intestinal (fezes ressecadas). Alterações de obstipação ou fezes líquidas podem sinalizar intolerância à lactose, alergia à proteína leite de vaca ou outros problemas intestinais.

Na fase de transição para a introdução alimentar – que ocorre aos seis meses de vida -, os cuidadores devem oferecer frutas e papinhas de legumes diversificadas. Por exemplo: o consumo de banana com papinha de batata e cenoura é uma combinação que ajuda na prisão de ventre. É importante voltar a atenção para oferta de fibras desde os seis meses”, afirma Clery Bernardi Gallacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s