É normal o bebê não fazer cocô todos os dias?
Pediatra esclarece essa dúvida e fala sobre os cuidados que devem ser tomados quando a criança está sendo alimentada com leite materno ou fórmulas.
“Como posso ajudar o meu bebê a evacuar? É normal a criança não fazer cocô todos os dias?”
“O recém-nascido (até 28 dias de vida) normalmente apresenta evacuações em várias mamadas – o que sinaliza que ele está mamando bem. Após esse período, se a criança está recebendo o aleitamento materno exclusivo, normalmente começar a evacuar em algumas trocas de fraldas – o cocô fica com aspecto líquido e ou semi pastoso. Nessa situação, eventualmente ela pode ficar sem evacuar até 5 dias.
Mas quando o bebê está recebendo fórmulas lácteas, os pais devem ficar atentos para a tolerância, já que há o risco de ocorrer casos de constipação intestinal (fezes ressecadas). Alterações de obstipação ou fezes líquidas podem sinalizar intolerância à lactose, alergia à proteína leite de vaca ou outros problemas intestinais.
Na fase de transição para a introdução alimentar – que ocorre aos seis meses de vida -, os cuidadores devem oferecer frutas e papinhas de legumes diversificadas. Por exemplo: o consumo de banana com papinha de batata e cenoura é uma combinação que ajuda na prisão de ventre. É importante voltar a atenção para oferta de fibras desde os seis meses”, afirma Clery Bernardi Gallacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo.
Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!