Continua após publicidade

5 métodos para saber quando ocorre a ovulação

Conheça algumas estratégias que apontam o momento exato em que as chances de engravidar são maiores.

Por Rachel Campello
Atualizado em 23 Maio 2023, 18h10 - Publicado em 25 Maio 2015, 13h56

Quando um casal resolve ter um bebê, fazer sexo ganha status de compromisso, com dia e hora marcados. Se a gravidez não acontece rapidamente, o estresse toma conta. Mas é preciso ter calma! Preocupe-se com a concepção apenas no período da ovulação; no resto do ciclo, procure relaxar e aproveite a vida sexual sem cobranças ou expectativas. “Ao contrário do que as pessoas pensam, não é possível controlar todo o processo até conseguir engravidar”, esclarece o ginecologista Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Essa tensão, ao invés de ajudar, pode atrapalhar, alerta o médico.

Para facilitar sua vida, explicamos as diferentes formas de calcular os dias da ovulação:

1. Temperatura basal

O método, indicado para mulheres que têm o ciclo regular consiste em medir a temperatura diariamente pela manhã, quando ela está mais baixa. No dia da ovulação, devido à ação da progesterona, ela tende a subir cerca de 1 grau. A questão é que a temperatura pode subir alguns dias antes e se manter elevada alguns dias depois da ovulação. Ou seja, fica impossível ter certeza do dia exato por esse método. O ideal é manter as temperaturas anotadas por vários meses para que você observe em que período do ciclo ela sobe. Com essa informação, tenha relações alguns dias antes e alguns dias depois.

2. Tabelinha

Ela também é indicada para mulheres que têm ciclos regulares. Você considera o primeiro dia da menstruação e conta até o primeiro dia da menstruação seguinte. Subtraia 18 dias do número total e tenha relações em dias alternados, por uma semana. Exemplo: para um ciclo de 30 dias, diminua 18. A partir do dia 12, faça sexo dia sim, dia não.

3. Cólica

Cerca de 20% das mulheres sentem cólica leve ou pressão no abdômen durante o período ovulatório. O desconforto pode durar alguns minutos ou até mesmo algumas horas.

4. Mudança no muco cervical

Devido às flutuações hormonais do organismo durante o ciclo menstrual, o muco cervical também muda de cor e textura. Antes da ovulação, a quantidade é pequena ou inexistente e a vagina fica mais seca. No período ovulatório (que inclui alguns dias antes e outros depois da ovulação), a secreção é abundante e transparente. Para algumas mulheres, lembra a clara do ovo. Além da proximidade com a ovulação, a chance de engravidar também aumenta porque os espermatozoides têm vida mais longa nesse ambiente. Após esse período, ele fica como no início do ciclo.

5. Teste de ovulação

Comprado em farmácia, ele funciona como um exame de gravidez. A mulher coloca três gotas de urina no estojo e aguarda alguns minutos. O resultado indica se ela está ovulando. Para ter mais precisão, é necessário começar a usá-lo logo de a menstruação terminar.

Publicidade