Por que os bebês passam a estranhar algumas pessoas?

Parece que, de uma hora para outra, seu filho passou a rejeitar o contato com os outros? Entenda o motivo desse estranhamento.

Minha filha começou a estranhar as pessoas e antes era um bebê que ia com todo mundo. O que aconteceu?

“René Spitz (1887-1974) descreveu esse fenômeno e batizou de ‘angústia dos oito meses’. Segundo o autor, a criança pode baixar os olhos, cobri-los com as mãos, esconder o rosto com a roupa, chorar ou gritar. Isso se deve à negação para entrar em contato com um desconhecido. Seja qual for sua forma de manifestação (e esta dependerá de inúmeros fatores), é uma fase fundamental da organização do eu, quando a criança reconhece claramente que ela é alguém separado da mãe. Na prática, isso significa que o bebê não reagirá apenas a pessoas desconhecidas e que lhe causam medo, mas, sobretudo, a pessoas com quem ele estava habituadíssimo algumas semanas antes. É algo que surpreende os pais. Algumas famílias ficam embaraçadas, alguns pais e avós, enciumados, e algumas mães se sentem exauridas, mas o importante é saber que é um bom sinal do desenvolvimento psíquico e é passageiro”, explica Gláucia Faria da Silva, psicanalista e psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s