É verdade que barriga baixa quer dizer que o parto está próximo?

Dicas de como se preparar para o fim da gestação e o medo do parto

Por Redação Pais e Filhos
22 jul 2025, 07h00
gravidez-gemelar-sintomas-gemeos
 (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Querida futura mamãe, chegamos à fase derradeira da sua jornada gestacional! É um período onde a curiosidade e a expectativa sobre a vinda do seu pequeno tesouro aumentam a cada dia. Naturalmente, as mulheres nesta etapa final começam a prestar muita atenção em qualquer indício de que o grande encontro está próximo. 

Existem diversos indicativos que podem apontar para este instante especial, mas lembre-se sempre que cada vivência de gravidez é singular, e os acontecimentos podem não ser idênticos para todas. 

Um dos sinais que frequentemente surge nas conversas é a percepção de que a barriga parece ter descido um pouco mais. Muitas gestantes notam essa alteração e se questionam se ela de fato representa uma certeza de que a hora do nascimento está por perto.

A curva da espera muda: por que a barriga parece descer na gravidez?

Conforme a data de nascimento do bebê vai se aproximando, principalmente após a trigésima sexta semana, é esperado que a futura mãe observe certas transformações em seu corpo, que está se preparando para o parto. Uma dessas mudanças é a sensação de que a barriga fique mais baixa. Esse fenômeno pode ser explicado pelo movimento que o bebê realiza, começando a se acomodar na área da pelve, preparando-se para o ato de nascer. Essa baixa do pequeno pode resultar em uma sensação de pressão na área pélvica da grávida. Essa força ocorre porque o bebê está se inserindo na parte superior estreita da pelve, perto do osso púbico. É um passo essencial para o parto, significando que o recém-chegado está se aprontando para a saída.

Sempre dá para notar a barriga baixa?

Esse sinal, da barriga que se mostra mais para baixo, é mais usual em mulheres que estão vivenciando a maternidade pela primeira vez. Isso ocorre porque o organismo delas ainda não passou por esse processo anteriormente. Porém, em gestações subsequentes, ou seja, nas gravidezes seguintes, o bebê pode não se “encaixar” dessa forma até que o processo de parto de fato se inicie. Portanto, mesmo sendo um possível sinalizador, a alteração na posição da barriga não é uma garantia absoluta de que o nascimento está prestes a acontecer.

Continua após a publicidade

Mais além da posição da barriga: outros sinais da proximidade do parto

Enquanto a descida do ventre pode ser um indício, existem outros sinais mais definidos que indicam a aproximação do grande momento. É essencial estar atenta a eles para ter uma compreensão mais completa do que o seu corpo está comunicando:

  • Contrações de Treinamento (Braxton Hicks): Estas são muitas vezes denominadas “falsas” por servirem para preparar o útero para o esforço real do parto.
  • Desprendimento da secreção protetora: uma espécie de “rolha” de muco pode se soltar alguns dias ou até semanas antes do nascimento.
  • Rompimento da membrana amniótica: quando a “bolsa” se rompe, há uma liberação do fluido que envolve o bebê, um indicativo bem mais claro de que o parto é iminente.
  • Alterações no colo uterino: o alargamento e o afinamento da parte inferior do útero são movimentos fundamentais para o começo do trabalho de parto.

Acalmando o coração: dicas para a reta final da gestação

Para as futuras mamães, a etapa final da gravidez pode ser permeada por grande expectativa e alguma ansiedade, aguardando a chegada do filho. É de suma importância preservar a serenidade e preparar-se de maneira adequada para o que está por vir. Algumas medidas podem ser muito úteis para o seu bem-estar e o do seu pequeno:

Continua após a publicidade
  • Participe de cursos de preparação para o nascimento: conhecer os procedimentos e o processo pode trazer mais confiança e tranquilidade.
  • Busque momentos de tranquilidade: sempre que possível, encontre formas de relaxar e se desconectar das preocupações.
  • Mantenha um diálogo constante com seu médico obstetra: esclarecer todas as suas dúvidas garante maior segurança durante todo o percurso e ajuda a gerenciar a ansiedade.

As características como o abaixamento da barriga são variáveis e peculiares a cada pessoa. Enquanto para certas mulheres pode assinalar a proximidade do nascimento, para outras pode ser apenas mais uma transformação que ocorre ao longo da gestação. O mais significativo é que cada grávida se sinta amparada e com todas as informações necessárias durante a totalidade do processo, pronta para o instante único e mágico do nascimento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.