Campanha de vacinação contra a gripe já começou

Imunização pelo SUS para gestantes, puérperas e crianças de seis meses a 5 anos de idade acontece até o dia 22 de maio.

Nesta segunda-feira, 04, começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2015. A meta do Ministério da Saúde para este ano é imunizar mais de 39 milhões de brasileiros do grupo prioritário, formado por crianças na faixa etária entre seis meses de vida e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da área de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além deles, portadores de doenças crônicas ou pessoas com condições clínicas especiais também deverão ser imunizadas. 

“O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B – determinados pela Organização Mundial de Saúde para 2015.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que protegem contra a gripe, é importante que a vacina seja tomada durante a campanha – que vai até o dia 22 de maio – para garantir a proteção antes do início do inverno, pois o período de maior circulação do vírus vai do fim de maio até o mês de agosto.

Em todo o Brasil, são 65 mil postos de vacinação e 240 mil profissionais atuando na campanha. No sábado, 09, acontece ainda o Dia D para mobilização nacional. Vale lembrar que a vacina é contraindicada para pessoas que já tiveram reação anafilática à dose ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s