O que significa Arthur, nome do filho de Isabel Veloso
Influenciadora ganhou grande repercussão nas redes sociais ao revelar gravidez em meio a longa jornada contra um câncer de difícil tratamento
A influenciadora Isabel Veloso, que aos 18 anos aguarda seu primeiro filho, tem usado as redes sociais para exibir o avanço da gravidez. E, embora ainda esteja no começo do segundo trimestre de gestação, já até escolheu o nome da criança: Arthur.
Veloso chamou atenção das redes sociais ao contar a história de sua luta com linfoma não-Hodgkin. Após divulgar em um primeiro momento que a doença seria terminal, ela voltou atrás em razões de declarações da própria médica: segundo o quadro clínico oficial, ela estaria, na verdade, em cuidados paliativos.
Como não está mais se submetendo a tratamentos que podem inviabilizar a gestação, a influenciadora também tem conseguido levar adiante o sonho de ser mãe.
O que significa o nome Arthur?
A origem desse nome é disputada entre os linguistas, e há diferentes correntes de pensamento sobre as raízes exatas. Uma versão comum citada na internet se refere a uma suposta origem galesa, em que o nome significaria “urso”. Ao que tudo indica, porém, o nome tem origens ainda mais antigas. Há quem argumente que o nome viria do latim e teria relação com Artorius, um nome familiar da Roma Antiga, cujo significado também é objeto de discussão.
Certo é que, nos nossos dias, o nome é principalmente escolhido em cima da tradição anglo-saxônica, e os significados mais atribuídos a Arthur são relacionados à noção de “urso” — por extensão, o nome também seria dado a pessoas com força e coragem, tendo se popularizado especialmente com a lenda do Rei Arthur, mítico líder britânico que teria vivido no século 6, mas só é citado em registros quase 300 anos mais tarde.
Entenda o quadro de Isabel Veloso
Isabel Veloso revelou a gravidez após já ter se tornado conhecida na internet por sua jornada diante de um câncer que, dizia, era terminal. Seu caso chamou atenção e gerou novas explicações depois da repercussão.
Segundo as informações até o momento, embora seja um caso sem tratamento disponível, seu câncer não está em estágio terminal — nome dado à doença quando há iminência da morte. A influenciadora, na verdade, está em cuidados paliativos, que normalmente são feitos em caso de doenças graves, sem cura, e que afetam a qualidade de vida, mas que não necessariamente levam a óbito em um curto prazo.