Conheça nomes que foram tendência para o primeiro semestre de 2024
Os dados oficiais ainda não foram divulgados, mas algumas opções tradicionais e minimalistas parecem continuar populares desses primeiros meses do ano
Você já se perguntou quais são os nomes mais badalados do momento? Ou então, quais são as influências que os pais estão considerando para escolher como chamar o mais novo integrante da família?
Se há algo em comum entre os nomes cotados para serem os queridinhos do primeiro semestre de 2024, é a busca pela simplicidade. As famílias têm escolhido opções cada vez mais minimalistas, tradicionais e atemporais. Paralelamente, influenciadores digitais, celebridades e personagens de filmes ou séries têm um peso significativo na hora da decisão.
Por enquanto, é difícil precisar quais são os mais famosos de 2024 até agora. Afinal, ainda não foram divulgados os números oficiais. Contudo, a tendência era que algumas opções recorrentes no ano passado se mantivessem populares, entre elas:
Miguel: derivado do hebraico mikha’el, esse nome significa “quem é como Deus” e evoca força, liderança e proteção.
Helena: com origem no grego heléne, o nome significa “a reluzente” ou “a resplandecente”.
Gael: as raízes desse nome remontam a diferentes culturas. Na Irlanda, ele deriva do termo gaedheal que significa “homem irlândes”. Já na Escócia, ele vem da palavra gall ou gaidheal, que quer dizer “forasteiro”. Na França, por sua vez, Gael signfica “generoso” ou “gentil”.
Theo: derivado do grego théos, esse nome significa “Deus” ou “Deus supremo”.
Heitor: com raízes no grego hektor, esse nome significa “aquele que segura firme” ou “aquele que guarda” e é frequentemente relacionado à coragem e destemor.
Maria Alice: esse nome composto une Maria, que tem origem hebraica, e Alice, que possui raízes germânicas. O significado dessa combinação é “senhora soberana de linhagem nobre”.
Alice: com origem no germânico antigo adalheidis, esse nome significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”.
Davi: derivado da palavra dawid, originária do hebraico, o nome simboliza “amado” ou “aquele que é amado”.
Laura: com raízes no termo latino lauros, que significa “loureiro” ou “vitoriosa”.
Samuel: esse nome tem origem no termo hebraico shemu’el e significa “nome de Deus” ou “ouvido por Deus”.
Bernardo: formado pelos elementos de origem germânica ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”, esse nome simboliza alguém “forte como um urso”.
Cecília: derivado do termo latino caecus, que significa “cego”, esse nome é associado a alguém que “enxerga além do óbvio” ou à “guardiã dos músicos”.
Noah: com origens hebraicas, esse nome bíblico significa “conforto” ou “descanso” e simboliza força, coragem e perseverança.
Maitê: originário do idioma basco, que pertence a uma região situada entre a Espanha e a França, esse nome deriva da palavra maitea, que significa “amada” ou “querida”.
Heloísa: com raízes incertas, a origem desse nome é frequentemente associada ao germânico antigo helewidis, que significa “aquela que luta” ou “guerreira”.