Continua após publicidade

Nomes para bebês inspirados na mitologia

Com origens diversas, nomes de uso corriqueiro ou mais exóticos podem acrescentar um elemento a mais de história na hora de identificar os filhos

Por agenciafronteira
14 jul 2024, 17h00
crianca-bosque-vestido-bolo-freepik
Nomes como Helena, Cíntia e Arthur fazem referência a lendas e mitos de civilizações antigas (senivpetro/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Na hora de escolher um nome para a criança, tão comum quanto procurar significados é ir atrás de suas origens. E uma das opções mais populares para nomear bebês é ir atrás da mitologia. Ao longo dos tempos, diferentes culturas emprestaram nomes que chegaram aos nossos dias e se tornaram nomes populares (ou nem tanto) e ótimas opções para quem quer uma boa história que justifique a escolha.

Conheça mais sobre alguns nomes com origens em histórias mitológicas.

Nomes femininos

Atena – deusa da civilização, artes sabedoria e justiça, é uma das principais figuras de culto da mitologia grega.

Calíope – musa das poesias e da ciência na mitologia grega, essa filha de Zeus tem um nome cujo significado remete a uma bela voz.

Cibele – a “deusa-mãe” da Frígia, uma região da Antiguidade na atual Turquia, tornou-se conhecida mais a oeste graças à adoção pelos gregos, que em alguns aspectos a tornaram comparável a Gaia, a Mãe-Terra. O nome remete à origem da vida.

Continua após a publicidade

Cíntia – o nome é uma variedade de Ártemis, a deusa grega da lua e da caça. Isso porque, segundo a tradição, ela viria do monte Cinto.

Circe – deusa da Lua Nova e dos feitiços para os gregos, esse nome é tradicionalmente associado à magia.

Dafne – primeiro amor de Apolo, essa ninfa era associada às fontes e cursos d’água. No mito, ela termina convertida em um loureiro, com o nome sendo associado a essa planta.

Eurídice – ninfa que fez Orfeu descer ao Hades (o “mundo inferior” da mitologia grega), seu nome significa algo como “muito justa” ou “justiça sábia”.

Continua após a publicidade

Hebe – deusa da juventude na mitologia grega, esse nome também faz referência ao florescimento.

Helena – significando literalmente “brilhante” ou “resplandecente”, o nome Helena foi eternizado por seu rapto, que desencadeou a Guerra de Troia. Segundo a mitologia, era a mulher mais bela do mundo.

Irene – deusa da paz na mitologia greco-romana.

Ísis – nome dado à deusa-mãe dos faraós no Antigo Egito, aparecia de forma proeminente nas crenças relacionadas à vida após a morte.

Continua após a publicidade

Penélope – esposa de Ulisses na Odisseia. O nome significa algo como “aquela que tece”, em referência à lenda segundo a qual ela permaneceu desfiando uma colcha enquanto aguardava o retorno do marido por uma década.

Nomes masculinos

Apolo – na mitologia greco-romana, esse deus do Olimpo tinha atribuições variadas, entre elas ser o responsável pela luz, conhecimento, cura, música, artes e até mesmo a proteção de rebanhos e jovens.

Aquiles – herói grego conhecido por seu protagonismo na Ilíada, Aquiles era considerado invencível, com exceção do seu calcanhar, o que rendeu a famosa expressão “calcanhar de Aquiles”. Vale mais se concentrar na origem mitológica do que no significado desse nome, que deriva do grego “achos” e remete à dor.

Antero – algumas versões dizem que, na mitologia, Antero seria o irmão de Eros (veja abaixo), sua antítese, então esse nome costuma aparecer em listas como esta. No entanto, é mais provável que seu significado pouco tenha a ver com divindades e viria da palavra anthêrós, termo para “flor” ou “florido”.

Continua após a publicidade

Arthur – o nome atribuído ao lendário rei britânico tem origens celtas e significa algo como “urso corajoso”.

Eros – deus do amor na mitologia grega (e raiz da palavra “erótico”), o nome remete a esse sentimento.

Heitor ou Hector – outro personagem conhecido da Ilíada, Heitor teve participação fundamental na Guerra de Troia. O nome significa algo como “aquele que guarda”, fazendo referência à coragem.

Hércules – o filho de Zeus foi eternizado como uma figura de força física descomunal e enorme bravura.

Continua após a publicidade

Ícaro – inspirado no famoso personagem grego que voou perto demais do sol e derreteu suas asas, o nome representa alguém que alcança o céu, embora o significado literal seja algo como “seguidor”.

Thor – nome que se tornou cada vez mais popular com as franquias de super-heróis, Thor era o deus dos trovões na mitologia nórdica, representando ainda a proteção da humanidade, as florestas e a fertilidade.

Tristão ou Tristan – outro nome relacionado às lendas em torno do rei Arthur, Tristão era um dos cavaleiros da Távola Redonda e é conhecido pela trágica história de amor com Isolda. De forma literal, o nome tem origem celta e significa uma pessoa agitada ou disposta a algazarras.

Ulisses – personagem principal da Odisseia, é um dos nomes mais conhecidos das narrativas e epopeias gregas. Curiosamente, em sua raiz o nome significa “aquele que irrita”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.