Nomes inspirados em grandes lendas do futebol
Separamos alguns nomes e seus significados para batizar futuros craques que já vão nascer com a bola no pé
O futebol é um esporte que mexe com as emoções de milhões de pessoas ao redor do mundo. É uma paixão que lota estádios mesmo nos destinos mais longínquos e também deixa muita gente vidrada em frente à televisão para assistir às atuações dos grandes craques em busca da glória.
Na história do esporte, não faltam robertos, ronaldos, luíses… mas, é claro, há apenas um Pelé (cujo nome de nascimento era Edson, que significa “filho da prosperidade”). Para os amantes da bola, separamos algumas opções para nomear seu futuro craque.
Arthur: o primeiro nome de Zico continua inspirando gerações de papais admiradores do seu futebol ou dos seus feitos pelo Flamengo. O “Galinho de Quintino” fez parte de elencos vencedores do time rubro-negro durante a década de 1980 e participou de três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira. O nome “Arthur” tem origem incerta, embora possivelmente venha a partir do termo artwa, que na língua celta quer dizer “pedra”. Assim, o nome simboliza a força e a determinação.
Carlos Alberto: conhecido como “o eterno capitão”, Carlos Alberto Torres é considerado um dos melhores laterais de todos os tempos. Líder da Seleção Brasileira no tricampeonato, em 1970, Carlos Alberto teve passagens por times como Fluminense, Botafogo, Santos e New York Cosmos (EUA). Seu nome é composto por dois nomes de origem germânica. Carlos deriva de “Karl” que significa “homem do povo” ou “homem livre”. Já o nome “Alberto” é formado pela junção dos elementos adal, que significa “nobre”, e beraht, que significa “brilhante” ou “ilustre”. Juntos, significam “brilhante homem livre”.
Diego: Apelidado de “Deus” em seu país natal (e na Itália), Diego Maradona é tido por muitos como o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Com passagens marcantes por times como Boca Juniors, Barcelona, Napoli e Newell’s Old Boys, Maradona se consagrou após liderar a Seleção Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1986. Além deste campeonato, ainda participou de outros três mundiais (1982, 1990 e 1994), chegando ao vice-campeonato em 1990. O nome “Diego” deriva do latim didacus, variante do grego didakhe, e significa “instruído” ou “aquele que ensina”.
Luis: Apelidado de “El Pistolero”, Luis Suárez é considerado um dos melhores centroavantes do mundo e um dos maiores jogadores da história do Uruguai. Duas vezes vencedor da Chuteira de Ouro, “Luisito” é o maior goleador da Seleção Celeste e fez parte do elenco vencedor da Copa América de 2011, além de ter alcançado grandes feitos pelos clubes por onde passou. O nome “Luis” é a forma latinizada do nome germânico Ludwig, uma variante de Hloddoviko. O nome é formado pelos elementos germânicos hlod para “famoso” ou “célebre” e wig que significa guerreiro, simbolizando assim um “guerreiro célebre” ou “ilustre combatente”.
Johan: Hendrik Johannes Cruijff, conhecido pela alcunha de Johan Cruijff, é reconhecido como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ambidestro e ágil, foi um dos ícones do “futebol moderno” que transformou o esporte após a segunda metade do século 20. Notabilizou-se como jogador na seleção holandesa e por suas atuações magistrais nos clubes Ajax e Barcelona, onde posteriormente retornou na figura de treinador. O nome “Johan” é uma variação escandinava do nome hebraico Yohan, derivado de Yohanan, que significa “Deus é gracioso” ou “Deus é misericordioso”.
Roberto: Sir Robert “Bobby” Charlton foi um jogador inglês, campeão da Copa do Mundo de 1966 e ídolo do Manchester United. Definido por seus companheiros como humilde e modesto, Charlton continua inspirando jovens jogadores até os dias de hoje. A versão “abrasileirada” de seu nome, Roberto, tem origem no nome germânico Hrodebert, formado pela junção de hruot, que significa “glória, e berhto, que quer dizer “famoso” ou “brilhante”.
Ronaldo: Para os amantes de futebol este é um nome bastante versátil, já que está associado a pelo menos três grandes jogadores de futebol – Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo. O nome tem a mesma raiz etimológica de Reinaldo e Reginaldo, proveniente do nórdico ragnvaldr. O termo é a junção de regin, que significa “conselho”, e valdr, para “governante”. Desta forma, significa “governante aconselhado” ou “aquele que governa com conselhos”.
Jogadoras icônicas
Em um mercado dominado por homens, as mulheres brigaram para conquistar seu espaço e fazer do futebol feminino um esporte cada vez mais popular: é o caso da brasileira Marta, considerada a “rainha do futebol” e cujo nome significa “protetora do lar”; além dela e das companheiras de seleção, há grandes jogadoras internacionais de gerações mais recentes, como as estadunidenses Megan Rapinoe e Hope Solo, a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí e a promessa colombiana Linda Caicedo.