Nomes europeus: conheça os mais populares no velho continente

Para quem simpatiza com a cultura europeia ou quer homenagear a ancestralidade da família, separamos uma lista de nomes populares por lá

Por João Antonio Streb
25 ago 2024, 17h00
menina_bolhas_sabao_grama_parque_prostooleh_freepik-3
Para homenagear a herança cultural da família ou um país que você gosta, nomes europeus podem combinar bem com seu bebê (prostooleh/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Investigar a árvore genealógica da sua família pode revelar algumas ancestralidades que você nem esperava. O Brasil passou por vários momentos de imigração e com várias culturas espalhadas por todo o país.

Para homenagear a herança cultural da família ou um país que você gosta, separamos aqui alguns nomes populares na Europa para batizar seu filho ou filha.

Nomes femininos populares

Alice

Muito escolhido na Bélgica, França, Itália e Portugal, o nome tem origem na própria Europa: Alice é uma adaptação latina do nome germânico Adalheidis (isso mesmo, que deu a origem a Adelaide também) e seu significado remete à ideia de nobreza.

Amélia

O nome tem aparecido bastante nos países por todo Reino Unido e outros países mais ao leste, como Albânia e Romênia. Amélia vem do termo germânico amal, que significa “trabalho” ou “esforço”.

Ava

Outra escolha muito presente para os falantes de língua inglesa, o nome tem duas origens prováveis: do germânico avila, que significa “força” ou “poder”, ou do termo hebraico chavah, a mesma origem de Eva, e que significa “vida” ou “viver”.

Emília

Com adeptos nos países falantes de línguas germânicas (Áustria, Alemanha e Suiça), a origem e o significado do nome remontam ao Império Romano: Emília é uma adaptação do francês antigo “Amelie”, que deriva do nome familiar romano Aemilia, que significa “esforçado” ou “aquela que rivaliza”.

Emma

Aparecendo em todo velho continente em países com diversas origens linguísticas, o nome Emma tem origem germânica nos termos ermen ou irmin, que significam “universal”,”inteira” ou “completa”.

Continua após a publicidade

Isla

Aparecendo muito entre os britânicos, o nome Isla é popular em todo Reino Unido, Islândia e Finlândia. Para os escoceses, o nome é uma adaptação da Ilha Islay, famosa no país, mas a origem provável é da palavra em espanhol para “ilha”.

Maria

O nome é muito presente há milênios em todo mundo, mas tem se destacado entre os países latinos e balcânicos, como Grécia e Romênia. Maria significa “senhora” ou “soberana”.

Martina

Ganhando adeptos no Brasil nos últimos anos, o nome sempre foi popular na Espanha. O nome vem do termo latino martinus e tem relação com o deus romano da Guerra, Marte. O nome pode ser interpretado como “pequena guerreira”e tem relação com determinação e tenacidade.

Mia

Difundido de ponta a ponta no velho continente, o nome tem duas origens que remontam ao hebraico: uma teoria diz que o nome é uma variação de Miriam, que significa “rebelde” ou “obstinada”, enquanto outra possibilidade aponta que o nome é uma abreviação latina de Maria, que significa “soberana”. O curioso é que existe a possibilidade de Maria também ter origem em Miriam.

Olívia

Muito presente no Reino Unido e nos países do norte europeu, o nome tem origem no espanhol oliva e significa literalmente “azeitona”. A popularidade e a difusão do nome se dá pela importância da oliveira, a árvore que produz a azeitona, em culturas fortes do início da expansão européia, com os gregos e romanos.

Continua após a publicidade

Sofia ou Sophia

Dando as caras em todo continente, o nome tem origem do nome é grega, da palavra sofía e significa literalmente “sabedoria”, mas outras culturas atrelam a ideia de “santidade”.

Nomes masculinos populares na Europa

David

O nome aparece bastante nos países do leste europeu, com algumas variações como Davud, mas com origem hebraica: David vem do nome e termo dwd, que significa “amado” ou “querido”.

Gabriel

Muito usado em toda Europa, o nome também tem origem no hebraico em Gavri’el e significa “homem de deus”.

Georgios ou George

Os britânicos usam essa variação do nome grego Georgios, que é a junção de ge, que significa “terra”, e ergon, que significa “trabalho”. A união significa algo como “agricultor”.

Mateo ou Matias

Popular em toda europa e com algumas outras variações, elas compartilham a mesma origem: deriva do hebraico Matityahu, que significa “dom de Deus” ou “presente de Deus”.

Continua após a publicidade

James, Jacob e outras variações

Muito popular no Reino Unido na versão James e com algumas variantes no leste e norte europeu, os nomes tem origem no hebraico Yaakov ou Jacó, cujo significado é “aquele que vem do calcanhar”ou “superador”.

Leonardo, Leo e Leon

Essas variações estão presentes em todo continente, principalmente na versão abreviada. A origem dos três vem do termo latino  léon e significa literalmente “leão”.

Lucas, Luca ou Luka

Com adaptações que vão dos países latinos até os balcânicos. O nome tem origem no grego antigo e significa “iluminado” ou “aquele que ilumina”.

Martín

O nome tem a mesma origem de Martina e aparece nos mesmos locais, como a Espanha. O nome vem do termo latino martinus e tem relação com o deus romano da guerra, Marte. Pode ser interpretado como “pequeno guerreiro”.

Noah ou Noel

Muito presente em países germânicos e britânicos, essas variações tem a mesma origem: ele mesmo, Noé. Na verdade, Noah está mais próximo de Noach, que significa “descanso” ou “conforto”.

Continua após a publicidade

Nikola ou Nícolas

Popular nos Balcãs e no leste europeu, as variações compartilham a mesma origem: derivam do nome grego Nikolaos, que é junção de nikē, que significa “vitória”, e “laos”, que significa “povo”. Pode ser entendido como “vitorioso” ou “vencedor”.

Oliver

A versão masculina mais popular de Olívia tem a mesma origem, vindo da relação latina e grega com a oliveira, relacionada com a ideia de sabedoria nessas culturas.

Oscar ou Oskar

Muito escolhido pelos pais do leste europeu, o nome vem do extremo do continente, ali no Reino Unido. A origem vem do termo Osgar do inglês antigo, que é a junção de os, que significa “Deus”, e gar, que significa “lança”, ou seja, “lança de Deus”. Os irlandeses também relacionam o nome com proteção à natureza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.