Na Estante do Bebê
A fabulosa máquina de amigos | clique aqui para comprar
Autor: Nick Bland
Editora: Brinque-Book
Para crianças com idade entre cinco e oito anos, ‘A Fabulosa Máquina de Amigos’ foi publicado pela primeira vez em 2018 e, por conta disso, é uma história sobre amizade bastante atual que fala, entre outras coisas, sobre as relações formadas na era das redes sociais. Leia mais aqui.
Uma amizade (im)possível | clique aqui para comprar
Autor: Lilia Moritz Schwarcz
Editora: Companhia das Letrinhas
Ótimo para ensinar a crianças de 6 a 8 anos sobre o respeito às diferenças, sejam elas culturais, sociais ou identitárias, este livro fala sobre o encontro entre os personagens Pedro e Aukê, o primeiro um garoto português curioso sobre a Terra de Santa Cruz, e o segundo um menininho indígena tupinambá que vive por lá. Leia mais aqui.
Pedro e Tina | clique aqui para comprar
Autor: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Mais uma história infantil que funciona como uma celebração às diferenças, ‘Pedro e Tina’ é sobre os dois personagens que dão nome ao livro, um garotinho e uma garotinha que têm personalidades nada parecidas, mas que, no fim das contas, são complementares. Leia mais aqui.
Bruno & João | clique aqui para comprar
Autor: Jean-Claude R. Alphen
Editora: Jujuba Editora
Basta dar uma olhada na capa do livro ‘Bruno & João’ para notar quão diferentes fisicamente são os dois protagonistas desta história. Mais do que um volume sobre amizade, porém, a narrativa trata sobre amizade, porém, a narrativa trata sobre bullying na primeira infância, e sobre o quanto é importante termos com quem contar nas horas mais difíceis. Leia mais aqui.
O trem da amizade | clique aqui para comprar
Autor: Wolfgang Slawski
Editora: Brinque-Book
Para crianças já um pouco mais avançadas na leitura, de preferência entre nove e doze anos, ‘O trem da amizade’ mostra uma diferente perspectiva sobre o tema central das relações entre amigos, ao retratar o personagem Artur, que vive seus dias solitários na esperança de encontrar companhia em uma estação de trem. A única coisa que ele não sabia era que até estava procurando pelas pessoas certas, mas no lugar errado. Leia mais aqui.
Achados e Perdidos | clique aqui para comprar
Autor: Oliver Jeffers
Editora: Salamandra
História simples, com frases curtinhas e ideal para crianças pequenas – de 3 a 5 anos – que ainda estão engatinhando na leitura ou adoram ouvir uma história contada pelos pais antes de dormir, ‘Achados e Perdidos’ é o primeiro livro do autor irlandês Oliver Jeffers. Leia mais aqui.
Meu Amigo está triste | clique aqui para comprar
Autor: Mo Willems
Editora: Companhia das Letrinhas
O autor americano Mo Willems, especializado em literatura infantil, é o nome por trás de uma série de livros que têm como protagonista o elefantinho Geraldo, que também estrela este volume de leitura bastante fácil, curtinho e recomendado para bebês e crianças de até 3 anos de idade. Leia mais aqui.
Amigos | clique aqui para comprar
Autor: Helme Heine
Editora: Ática
Recomendado para a faixa etária que vai dos seis aos oito anos, o livro retrata a bonita relação entre os inseparáveis bichinhos Valdemar, Juvenal e Frederico, um porco, um galo e um rato, respectivamente, que à medida que vivem aventuras, ajudam uns aos outros e reconhecem a importância da lealdade nas relações. Leia mais aqui.
Como eu me sinto…Quando estou triste | clique aqui para comprar
Autor: Cornelia Maude Spelman
Editora: Todolivro
Junto com o título “Como eu me sinto… quando estou triste”, a coleção escrita pela terapeuta Cornelia Maude Spelman traz mais seis histórias que tratam de sentimentos que as crianças deparam-se ainda na primeira infância e tendem a ter dificuldade de reconhecê-los pela ausência de repertório para isso.
Minhas Emoções – Dentro da História | clique aqui para comprar
Editora: Dentro da História
Além dos animais, outra forma de conversar com as crianças sobre sentimentos é personificá-los em outros personagens. É o que faz a linha “Minhas Emoções”, do Dentro da História, ao trazer quatro emoções representadas por diferentes monstrinhos: a raiva, a tristeza, o medo e a felicidade.
Caixa Coleção Sentimentos e Emoções | clique aqui para comprar
Autor: James Misse
Editora: Pé da Letra
Diferente das outras coleções citadas, as obras de James Misse vêm juntas em única embalagem, acompanhadas do bonequinho Edinelsinho, o protagonista das histórias. Curtinhas e fáceis de serem lidas para crianças menores, as narrativas falam sobre situações que podem parecer simplistas para os pais, mas que são as primeiras vivências capazes de trazer à tona sentimentos, como felicidade, tristeza, raiva e medo aos pequenos.
Quando me sinto sozinho | clique aqui para comprar
Autor: Tracey Moroney
Editora: Ciranda Cultural
Formada por dez livros, a coleção escrita por Tracey Moroney trabalha um leque maior de sentimentos e que podem ser de mais difícil compreensão pelo público infantil pela linha tênue entre eles, como a diferença entre estar irritado e nervoso. Ou o que é esta emoção que nos deixa frustrado ao ver o outro ganhando algo em nosso lugar – chamada inveja – ou ainda o sentimento tão presente para as crianças durante a pandemia: o de solidão.
Trabalhando as emoções com Joana, a lontra | clique aqui para comprar
Autor: Carmem Beatriz Neufeld
Editora: Sinopsys
Para ensinar às crianças sobre os sentimentos, entendemos que o processo torna-se mais fácil ao trazê-las para dentro das circunstâncias. Pensando nisso, na coleção “Habilidades para a vida”, diferentes animais vão vivendo situações ao longo do dia e os pequenos precisam apontar quais são as emoções sentidas pelos bichinhos a partir das expressões que aparecem abaixo do desenho.
Bateu a Saudade | clique aqui para comprar
Autor: Nana Toledo
Editora: Vale das Letras
Na coleção formada por seis livros, Nana Toledo chega com a missão de ajudar os pais a ensinarem aos filhos sobre amor, medo, tristeza, gentileza, frustração e, como nesta obra que aparece acima, saudade.
Não me toque, seu boboca! | clique aqui para comprar
Autora: Andrea Viviana Taubman
Editora: Aletria
Escrito por Andrea Viviana Taubman, este livro traz a história da coelha Rita, chamada carinhosamente de Ritoca pelos amigos. Os dias de diversão com os colegas continuavam a acontecer tranquilamente quando um tio engraçadíssimo e simpático mudou para a casa ao lado da que ela morava.
Pipo e Fifi – Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância | clique aqui para comprar
Autora: Caroline Arcari
Editora: Caqui
Os irmãos Pipo e Fifi são dois monstrinhos criados pela autora Caroline Arcari para ajudar as crianças a partir de quatro anos a entenderem as partes do corpo. Eles aparecem vestidos com calcinhas e cuecas gigantes, e permeiam a história lembrando o que pode ou não deixar com que pessoas próximas façam com o seu corpo.
Pais e mães conscientes | clique aqui para comprar
Autor: Shefali Tsabary
Editora: Bicicleta Amarela
A psicóloga Shefali Tsabary, doutora pela Universidade Columbia, de Nova York, é conhecida por abordar a parentalidade de um ponto de vista mais profundo, voltado ao aprimoramento pessoal e à espiritualidade. Para autora, nossa tarefa não é moldar os futuros dos filhos, mas sim são eles que provocam mudanças nas nossas vidas. Com prefácio do Dalai Lama, o livro é daqueles que te faz questionar vários conceitos.
Coleção Parentalidade e Psicanálise | clique aqui para comprar
Autores: Daniela Teperman, Thais Garrafa, Vera Iaconelli
Editora: Autêntica Editora
Lançamento que conta com pesquisadoras brasileiras renomadas com ampla experiência clínica no atendimento à famílias. A coleção tem três títulos, Parentalidade, Laços e Gênero (ainda não lançado), que exploram o tornar-se pai e mãe para além do discurso normativo, cheio de regras, utilizando os saberes da psicanálise para o entendimento da família da nova geração.
Bibi Come de Tudo | clique aqui para comprar
Autor: Alejandro Rosas
Editora: Scipione
Quando era pequenina, Bibi comia sem saber o que estava comendo. Depois, começou a provar de tudo um pouco e entendeu que cada um tem um gosto diferente. Ela, por exemplo, adora pés de galinha, enquanto seu primo Artur ama tomates. O que eles têm em comum? Ambos detestam berinjela! De forma divertida, o livro mostra formas de superar a resistência a alguns alimentos e que tudo bem não gostar de tudo – mas só provando para descobrir, né?
Princesinha – Não Gosto de Salada | clique aqui para comprar
Autor: Tony Ross
Editora: WMF Martins Fontes
A Princesinha, filha do rei e da rainha, é uma personagem encantadora já conhecida no universo da literatura infantil. Criada pelo ilustrador Tony Ross, a menina se parece com muitas das crianças que conhecemos: cheia de energia, mas também repleta de vontades! Nesta trama que tem tudo a ver com alimentação, ela cisma que não gosta de salada – especialmente de tomate. Mas quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar… Tudo muda!
O Menino que Tinha Medo de Errar | clique aqui para comprar
Autora: Andrea Viviana Taubman
Editora: Zit
De tanto medo de errar, Pedro prefere passar os dias sozinho em casa a aproveitar a companhia dos amigos. A escola, então, é a maior dor de cabeça! Afinal, são tantas oportunidades de cometer um deslize… É com a ajuda de uma fada que o menino percebe tudo o que estava perdendo por passar tanto tempo preocupado. A partir daí, momentos incríveis enchem a rotina do personagem.
Pequeno Rato – Grande Livro Dos Medos | clique aqui para comprar
Autor: Emily Gravett
Editora: Salamandra
Quem vira as páginas do livro estará sempre acompanhado de um ratinho. Pois é, nesta divertida obra da premiada ilustradora inglesa, o tema do medo é abordado com a contribuição do animalzinho, que rabisca, rói e interage com o leitor o tempo todo. A diversão é garantida!
O Livro dos Sentimentos | clique aqui para comprar
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
“O Livro dos Sentimentos” traz situações que mostram as subidas e descidas dos sentimentos que todo mundo vive, além de brincar com o imaginário dos pequenos – afinal, quem nunca teve vontade de abraçar um leão-marinho, não é mesmo?
O livro pode ser uma ótima opção para ler para os pequenos que, muitas vezes, não conseguem expressar o que sentem, mas conseguem apontar para as ilustrações depois de ouvir a parte escrita. Quem sabe, assim, você não consegue decifrar alguns choros sem motivo aparente e expressões confusas!
Eu Só, Só Eu | clique aqui para comprar
Autor: Ana Saldanha e Yara Kono
Editora: Editora Peirópolis
Um mundo todinho para ele: é assim que começa o livro de Ana Saldanha, com ilustrações de Yara Kono. Já nas primeiras páginas, as autoras brincam com a sonoridade do “eu só” e “só eu” e ilustrações que ocupam as duas páginas, dando uma perspectiva ainda mais bonita da história.
Tudo isso para mostrar como era a vida de um garotinho que tinha tudo só para ele – a cama, o almoço da avó e até o papagaio colorido. Só que esse cenário muda profundamente quando uma surpresa atinge a família em cheio e aí não é mais “só eu”.