Tabela chinesa: método funciona para adivinhar sexo do bebê?
Popular tabela que indica sexo do bebê a partir do mês da concepção e da idade da mãe não passa de simpatia, e já foi desbancada pela ciência

Há tantas simpatias relacionadas à gravidez que a gestante pode ficar confusa sobre o que tem algum fundamento científico e o que não passa de crendice ou brincadeira.
Algumas das dicas visam tentar descobrir o sexo do bebê: há quem diga que o formato da barriga da mãe pode indicar se um menino ou menina vem por aí. A tabela chinesa é outra maneira bastante popular de adivinhar o sexo do bebê.
Baseada na astrologia chinesa, a tabela é conhecida também como mapa chinês do nascimento. Não se sabe ao certo a origem do método, mas a ciência já comprovou que a tabela centenária não é capaz de determinar o sexo do bebê. Vale usar como brincadeira para se divertir com a adivinhação, mas não há qualquer validade de teste.
Como usar a tabela chinesa?
A tabela funciona como uma espécie de jogo de batalha naval, em que as “coordenadas” na horizontal dependem do mês da concepção do bebê. Na vertical, os números vão de 18 a 45 e representam a idade lunar da mãe quando engravidou.
Para calcular a idade lunar, é preciso somar a idade da mãe ao engravidar com 1. A exceção é para quem nasceu em janeiro e fevereiro – mulheres que fazem aniversário nesses meses devem levar em conta apenas sua idade cronológica no momento da concepção. Aí, basta cruzar as duas informações e checar se a tabela indica um menino ou menina.
Se uma mulher de 30 anos, nascida em março, engravidou em maio, por exemplo, ela deve buscar o cruzamento entre a coluna do mês de maio e a linha de número 31 – correspondente à sua idade lunar no momento da concepção. A tabela chinesa indicaria, nesse caso hipotético, que o bebê é menina.
A tabela chinesa realmente funciona?
Cientistas chegaram a fazer estudos estatísticos com registros de nascimentos para verificar se há alguma lógica na tabela chinesa, e a resposta foi não.
A chance da tabela chinesa acertar o sexo do bebê é de cerca de 50%, ou seja, tão precisa quanto qualquer palpite. Dá na mesma jogar uma moeda para cima para tentar adivinhar se o bebê é menino ou menina.
Para realmente determinar o sexo do bebê durante a gestação, o exame de sexagem fetal pode ser realizado a partir da oitava semana de gravidez. Já o ultrassom, que também pode indicar o sexo da criança, pode ser feito a partir da 16ª semana.