Fezes endurecidas, esforço para expulsá-las e dor: eis um típico quadro de constipação, problema popularmente conhecido como intestino preso. A chateação costuma dar as caras logo cedo, na fase em que o bebê começa a se alimentar com papinhas ou fórmulas infantis. Também é comum que os pequenos apresentem dificuldade para evacuar por volta dos 2 anos, quando ocorre o desfralde. Isso porque, nessa idade, eles tendem a adotar o comportamento de reter o cocô.
A prisão de ventre até pode ter uma característica genética, mas a maioria dos casos se deve a uma alimentação pobre em fibras e água – itens fundamentais para que o intestino funcione direitinho. Frutas, verduras e legumes são ricos nesses dois elementos. Mas não é qualquer um: banana e maçã, por exemplo, tendem a obstruir o trânsito intestinal; já o mamão, a ameixa seca e o feijão fazem parte do time amigo da barriga. “Deve haver um equilíbrio entre os alimentos laxantes e os obstipantes, além do estímulo a beber água”, orienta a gastropediatra e nutróloga infantil Kátia Baptista Falcão, do Hospital da Bahia, em Salvador.
A recomendação é oferecer frutas e vegetais todos os dias. “Evite batê-los no liquidificador, pois isso faz com que as fibras sejam trituradas”, explica Kátia. Prefira dar os alimentos in natura ou amassados. Quanto à água, o bebê deve tomar o líquido várias vezes ao dia. “E lembrando: água não é suco!”, observa a médica.
A seguir, confira receitas indicadas por nutricionistas para ajudar o intestino do seu filhote a funcionar como um reloginho.
1. Sobremesa de pera com ameixa
Ingredientes:
– 600 g de pera
– 150 g de ameixa seca sem caroço
– 200 ml de água
Modo de preparo:
Lave a pera, retire a casca e as sementes. Cozinha as frutas com água. Depois de cozido, amasse com um garfo. Sirva gelado.
Fonte: Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.
2. Sobremesa de mamão com laranja
Ingredientes:
– 500 g de mamão
– 200 ml de laranja
Modo de preparo:
Lave o mamão, retire a casca e as sementes. Esprema a laranja. Coloque o mamão e a laranja no fogo e deixe cozinhar. Depois de cozido, amasse com um garfo. Sirva gelado.
Fonte: Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.
3. Papa de quinoa com legumes e caldo de frango
Ingredientes:
– 25 g de quinoa crua
– 20 g de cenoura crua
– 15 g de brócolis cru
– 35 g de batata-doce
– 300 g de caldo de frango fresco
– 1 colher de chá de azeite
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água e reserve. Em outra panela, coloque o caldo de frango e cozinhe os legumes picados nesse caldo. Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente a quinoa cozida e deixe por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo e, quando for servir, coloque o azeite
Fonte: Ana Paola Monegaglia Vidigal, nutricionista e sócia-proprietária da Papa Gourmet.
4. Papa de maçã e ameixa
Ingredientes:
– 100 g de maçã picada sem casca
– 30 g de ameixa seca
Modo de preparo:
Deixe a ameixa de molho em água por duas horas e pique. Em uma panela, cozinhe a maçã e a ameixa com um pouco de água. Quando estiver cozida, amasse com o garfo e sirva.
Opção: bebês maiores de 9 meses podem comer a papinha misturada com iogurte natural integral.
Fonte: Ana Paola Monegaglia Vidigal, nutricionista e sócia-proprietária da Papa Gourmet.
5. Sopinha de legumes com carne
Ingredientes:
– 1 colher (de servir) cheia de abóbora moranga picada
– 1 colher (de servir) rasa de cará/inhame picado
– 1 colher (de sopa) cheia de beterraba ralada
– 1 colher (de sopa) cheia de berinjela
– 1 raminho de brócolis
– 1 folha de couve rasgada
– 1 colher (de sopa) rasa de ervilha seca
– 1 colher (de sopa) de carne moída
– Azeite, alho e cebola à vontade
Modo de preparo:
Doure o alho e a cebola no azeite. Adicione a carne e aguarde ela começar a dourar. Adicione todos os vegetais e dois copos de água e tampe a panela. Cozinhe até todos os ingredientes ficarem macios.
Fonte: Alice Carvalhais, nutricionista materno-infantil do Instituto Mineiro de Endocrinologia, em Belo Horizonte (MG).
6. Purê de ameixa, mamão, laranja e aveia
Ingredientes:
– 3 ameixas
– Caldo de laranja
– ½ mamão pequeno
– 1 colher de sobremesa de aveia
Modo de preparo:
Bata no liquidificador as ameixas pretas sem caroço com o caldo de laranja. A quantidade do caldo de laranja deve ser o suficiente para essa mistura virar um purê. Junte o mamão amassando com um garfo e finalize salpicando um pouco de farelo de aveia por cima.
Fonte: Alice Carvalhais, nutricionista materno-infantil do Instituto Mineiro de Endocrinologia, em Belo Horizonte (MG).