Continua após publicidade

Como saber se estou ovulando? E como isso muda a chance de engravidar?

Conheça os principais sinais e aprenda a calcular a chegada da ovulação, período fértil que prepara o corpo para a gestação

Por Sílvia Lisboa
1 ago 2024, 17h00
mulher-medica-paciente-freepik -3
Planilhas e apps podem ajudar na tarefa de acompanhar a chegada do período de ovulação (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Não é difícil de identificar: você vai sentir seu desejo sexual aumentar. Na calcinha, uma secreção esbranquiçada e pegajosa, semelhante a uma clara de ovo, é o sinal mais palpável, digamos.

Algumas mulheres também sentem uma dor na parte inferior do abdômen, de um dos lados do corpo, que dura alguns minutos e cessa. Há também um aumento da sensibilidade das mamas e um aumento da temperatura do corpo em repouso, mais difícil de identificar.

Para algumas mulheres, no entanto, nenhum desses sintomas aparece ou é notado. Neste caso, o ideal é calcular o período de ovulação (também conhecido como período fértil) a partir do primeiro dia da menstruação – e algumas planilhas ou aplicativos podem ajudar nisso.

A ovulação ocorre de maneira cíclica: todo mês um óvulo é liberado de um dos ovários em direção à tuba uterina. É neste momento que ele se torna disponível a ser fecundado por um espermatozoide.

Como calcular a ovulação?

A ovulação ocorre na metade do ciclo menstrual. Considerando um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorrerá, por exemplo, por volta do 14º dia.

Nas mulheres com ciclo regular, é possível prever com quase 100% de certeza quando o óvulo será liberado, e em 30% das mulheres este dia ocorre exatamente no meio ciclo. Para as demais, pode ocorrer nos quatro dias anteriores ou posteriores à metade do ciclo menstrual.

Continua após a publicidade

Para quem está tentando engravidar, as chances de ovular se concentram, então, entre o 10º e o 18º dia do ciclo, considerando um ciclo de 28 dias. O processo da fertilização dura até 24 horas após a liberação do óvulo do ovário. Se a fecundação não ocorrer, desce a menstruação, quando o revestimento do útero é expelido.

Testes de farmácia funcionam?

Como os testes de gravidez, também há testes vendidos em farmácias para ajudar a identificar o período fértil. Eles funcionam bem ao detectar a presença na urina do hormônio luteinizante, o LH, que tem um pico de elevação cerca de 24 horas antes de o óvulo ser liberado por um dos ovários.

Se o teste indicar que ocorreu este pico, a pessoa que planeja engravidar deve manter relações sexuais sem prevenção. Afinal, logo estará liberando seu óvulo a ser fecundado pelo espermatozoide.

O teste consiste em uma fitinha, colocada num pote de urina – leia atentamente a bula para saber o momento para coletar o xixi.

Mesmo que haja a detecção do período fértil, não é certo que a gravidez ocorrerá. Várias situações precisam ocorrer para a fecundação tenha sucesso: é preciso liberar um óvulo saudável, o espermatozoide precisa fecundá-lo e o útero deve estar preparado para receber o embrião.

Continua após a publicidade

Como saber se você não está ovulando?

Mulheres com ciclo hormonal irregular ou errático pode não estar ovulando, ou tendo os chamados ciclos anovulatórios. Isso pode ocorrer em ciclos muito curtos, de menos de 21 dias, ou muito longos, superior aos 35 dias.

Existem também outros indícios de que algo não vai bem: a mulher não tem aumento da temperatura do corpo, outro sinal peculiar da ovulação. Nestes casos, o ideal é procurar ajuda de um médico(a) ginecologista especializada em reprodução.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.