O que são pápulas urticadas pruriginosas da gravidez?

Bebê Responde: especialista explica o que é e como tratar esse incômodo que pode aparecer durante a gestação. Mande também a sua pergunta!

O que são Pápulas e Placas Urticariformes da Gravidez (PUPP)? Quem pode ter e qual é o melhor tratamento?

“Também chamada de Erupção Polimórfica da Gravidez, essa é a mais comum das doenças de pele dessa fase, com prevalência de 1 para cada 160 gestações. Ela aparece, principalmente, no último trimestre e se manifesta por meio de lesões que lembram urticárias, sendo intensamente pruriginosas. No início, elas se localizam sobre as estrias abdominais, mas podem se espalhar para coxas, glúteos e braços, geralmente poupando a região ao redor do umbigo. A causa permanece obscura, mas condições relacionadas a essa dermatose são: o ganho de peso materno ou fetal excessivo, gestações múltiplas, primíparas e distensão abdominal gerada pela própria gravidez. O tratamento é sintomático, com o uso de anti-histamínicos, calamina e corticoides tópicos – sempre prescritos por um especialista -, uma vez que a doença não oferece riscos para a mãe ou o para o feto e apresenta, na maioria das vezes, uma resolução espontânea. Geralmente, as lesões regridem em até 6 semanas após o parto, com a presença de crostas e descamação em sua fase final”, esclarece Gisele Nunes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e voluntária no Ambulatório de Cabelos da UNIFESP.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s