Tata Werneck revela que tem hiperêmese gravídica: entenda o problema

A síndrome, também enfrentada por Kate Middleton, causa náuseas e enjoos prolongados durante a gravidez.

A apresentadora Tata Werneck revelou recentemente em seu Instagram ser portadora de hiperêmese gravídica. A síndrome provoca uma versão mais extrema dos conhecidos enjoos que ocorrem durante a gestação. Para se ter ideia, foi descrita por Tata como “um negócio que dá muito enjoo e você tem vontade de vomitar todos os seus órgãos no tapete da sala”.

As principais características da hiperêmese gravídica são as náuseas e vômitos prolongados durante o início da gravidez. Sentir enjoos na gestação é comum, mas, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo, cerca de 0,3 a 3% de todas as mulheres grávidas experimentam essa forma mais grave de sintomas, podendo levar a uma desidratação, distúrbios metabólicos e perda de peso. A britânica Kate Middleton passou pelo problema em suas três gestações, até por isso a última quebrou o protocolo e foi anunciada antes dos três meses.

“A mulher não consegue se alimentar, nem ingerir líquidos sem passar mal. Isso ocorre no primeiro trimestre de gravidez, devido a uma sensibilidade maior da grávida ao hormônio beta-HCG, que passa a ser produzido pelo ovário logo após a concepção. Na maior parte dos casos, a grávida que enfrenta o desconforto costuma ser internada para que possa receber a medicação intravenosa e, assim, evitar alguma complicação em razão dos distúrbios nutricionais. A síndrome costuma acabar do terceiro para o quarto mês de gestação e não significa que o bebê terá qualquer problema, mas pode estar vinculado à gestação gemelar”, explica o ginecologista e obstetra Marco Antonio Borges Lopes, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s