O cardápio da grávida com anemia

Uma sugestão de cardápio de uma semana para a gestante que está com anemia, um problema que pode aparecer nessa fase.

A deficiência de ferro é a principal responsável pela anemia, mas não é a única. “Uma alimentação pobre em vitaminas A, B12 e B9, mais conhecida como ácido fólico, também pode provocar palidez, fadiga, tontura, falta de ar e de apetite e complicações no parto”, diz a nutricionista Fernanda Soares, do Rio de Janeiro. Os efeitos são sentidos até pelo bebê, que pode nascer com baixo peso, complicações neurológicas e anemia. Para prevenir o problema, combine na mesma refeição carnes, leguminosas, cereais integrais e vegetais verde-escuros com vitamina C para facilitar a absorção de ferro pelo organismo.

Já as fontes de cálcio (como leite e derivados), tanino (caso do café, vinho, chá preto, verde e mate), oxalato (amendoim e chocolate) e fosfato (refrigerante à base de cola) atrapalham o mineral e, por isso, devem ser consumidos com moderação e reservados para o café da manhã e os lanches. “Vale lembrar que, além de uma dieta rica em ferro, as gestantes anêmicas precisam tomar suplementos prescritos pelo médico. Já as saudáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devem fazer a suplementação apenas no último trimestre da gravidez como uma medida preventiva”, completa Fernanda. Ela é quem assina o cardápio, a seguir, que oferece de 1.600 a 2.200 calorias diárias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s