Movimentação do bebê na gravidez

Especialistas solucionam as dúvidas mais frequentes sobre a gestação. Confira!

Por Paula Montefusco (colaboradora) Atualizado em 3 abr 2017, 17h07 - Publicado em 9 fev 2015, 19h38

“Estou no sétimo mês e ainda não entendi o padrão de movimentação do bebê. Tem dias em que ele se mexe muito e em outros quase nada”

“Os bebês sempre se mexem mais após a ingestão de alimentos e se a grávida estiver deitada ou bem tranquila. Para perceber os movimentos, o ideal é se concentrar após as refeições ou sempre que estiver deitada. Bebês sentados ou com a coluna voltada para a frente (pés e mãos voltados para a coluna materna) vão sempre se mexer menos. Não fique preocupada”, revela Luiz Fernando Leite, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

“Estou grávida de 28 semanas e meu bebê se mexe pouco. É normal?”

Os movimentos dependem de muitos fatores e do perfil do feto. Só um especialista é capaz de analisar as condições de saúde do bebê. “Se necessário, o médico pode solicitar um exame chamado dopplerfluxometria, que mensura o fluxo de nutrientes para o feto, entre outros aspectos. O espaço do útero e a dieta da mãe também influenciam na movimentação do bebê”, explica o ginecologista e obstetra Alberto D’Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

Publicidade