Como lidar com a agressividade do bebê?

Manter a firmeza ao falar com a criança é essencial para mudar o comportamento dela.

Tenho uma menina de 1 ano e 1 mês que bate no rosto das pessoas. Sempre digo que não pode – de forma séria – mas ela volta a fazer. Como devo agir neste caso?

A psicopedagoga Larissa Fonseca avisa que, nessa idade, tudo é um processo e leva tempo para a criança assimilar. “Mantenha a firmeza e a consistência para que ela aprenda o que deve ou não ser feito. Toda vez que ela bater, segure seu braço (levemente, somente para interromper o ato), olhe nos olhos dela e, com voz firme, diga que você não gosta desse comportamento e imediatamente diga que bater machuca. Oriente-a a fazer carinho, pegue a mão dela e peça que faça carinho em você ou em quem ela tenha batido. Elogie-a dizendo que assim é gostoso, parabenizando-a por ter uma atitude assim, sempre usando palavras de incentivo. Dê um beijo e um abraço e siga suas atividades. Se ela bater novamente, apenas diga que você não gosta e assim não ficará com ela, imediatamente afaste-se. Logo ela perceberá que vai receber atenção quando agir de modo carinhoso”, finaliza.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s