Como evitar as dores nas costas durante a gravidez

Fortalecer os músculos é uma boa forma de diminuir esse incômodo.

“Como não sofrer com as dores nas costas comuns na gestação?”

“Essas dores possuem diversas causas, algumas delas incontroláveis, como picos de tensão emocional (ansiedade, estresse e nervosismo), naturais da gestação. Mas é possível, sim, reduzir consideravelmente as chances de sentir desconfortos. A sobrecarga na coluna, pelo aumento rápido de peso, gera desgaste da musculatura e dos ossos, principalmente da região lombar. A melhor maneira de evitar isso é o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna, como os abdominais, os glúteos e os paravertebrais (das costas). Todas as atividades físicas que trabalhem esses músculos são bem-vindas − dança, natação, musculação, yoga e pilates −, desde que dentro da intensidade permitida pelo seu médico. Outra ferramenta que previne bastante as dores é o ganho de consciência corporal. Trabalhos de ajustes posturais melhoram a mobilidade e o controle do seu corpo, trazendo equilíbrio e diminuindo tensões musculares. Em todo caso, siga sempre as orientações de profissionais de sua confiança”, esclarece Marcel Sera, formado pela USP com especialização em Fisiologia e Biomecânica pelo Hospital das Clínicas e em Ortopedia Esportiva pela UNIFESP.

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