Sua criança começou a crescer e, agora, planejar uma festa se torna ainda mais desafiador. Se antes as comemorações de aniversários eram um assunto de gente adulta para reunir pais e familiares, agora é preciso pensar também nos interesses do pequeno e dos seus coleguinhas.
Confira algumas dicas para uma festa infantil em que todos aproveitem ao máximo.
Tema e decoração da festa infantil
Na hora de escolher o tema da festa, vale sempre ouvir a própria criança sobre suas preferências. Pode ser um super-herói ou princesa, algum outro personagem de filme ou desenho, um time de futebol, algum game ao qual eles dediquem muito tempo jogando…
O ideal, a menos que seja uma festa surpresa, é não tentar adivinhar: os gostos das crianças podem evoluir pela influência dos coleguinhas e, mesmo que ela goste muito de algo em casa, é possível que tenha mais interesse em uma festa com um tema diferente que envolva mais os amigos.
E as lembrancinhas?
Quanto às lembrancinhas, depende muito do seu orçamento. Brinquedos genéricos de festa – sem ter necessariamente relação com o tema – são uma opção barata e divertida para crianças menores. Porém, se você conseguir investir um pouco mais para incorporar algum elemento da festa, a experiência se torna ainda mais memorável.
Ah, sim: não esqueça de incluir o nome do aniversariante e quantos anos estão sendo completados naquele dia. Pode ser em um cartãozinho mesmo. Nesse caso, é algo mais voltado aos adultos do que às crianças, que muitas vezes ignoram essa parte — mas, para quem é mais velho, ter algo que marque claramente a data faz toda a diferença.
O que servir
Em uma festa de aniversário, não podem faltar o bolo, docinhos e salgadinhos. As opções específicas podem variar ao gosto da criança e da família, mas é importante tentar incluir o máximo de pessoas: se estamos falando de quitutes clássicos de festa, ofereça também aqueles sabores que não são tão apreciados em sua casa; e tenha ao menos uma opção vegetariana ou vegana para quem evita comer carne, caso haja convidados com essa restrição.
Para quem busca saúde, vale investir em receitas com menos gordura — substituir os salgadinhos fritos por assados, por exemplo — e menos açúcar. Mas não exagere! Festas são momentos excepcionais em que o importante é criar um momento alegre e diferente do que costuma ocorrer no dia a dia, e isso também envolve a escolha dos alimentos.
Lembre-se: a festa é da criança, não sua. Pais e cuidadores podem e devem incentivar os gostos e hábitos saudáveis nos filhos, mas em um momento tão especial é fundamental ouvir os desejos dos pequenos e fazer o máximo para criar um momento inesquecível que se aproxime daquilo que eles gostariam de vivenciar.