Sociabilização da criança

Entenda por que algumas crianças não gostam de se relacionar com outros adultos.

“Minha filha tem dois anos e oito meses. Ela não gosta que as pessoas a cumprimentem na rua. Quando isso acontece ou quando alguém a toca, ela sempre reage mal. Como faço para mudar esse comportamento?”

“É natural o ciúme da criança nessa idade e os pais não devem ficar aflitos. Esse sentimento começa a aparecer a partir dos dois anos e deve ser trabalhado. O que acontece, muitas vezes, é que o pai ou a mãe encontra um adulto e não fala ou cumprimenta o filho deles ou, em algumas circunstâncias, os próprios pais não apresentam o pequeno. Uma dica para diminuir o ciúme da criança é inclui-la na situação, apresentando-a para a pessoa e, ao voltar para casa, os pais devem explicar para ela quem eles encontraram, como se conheceram, se ela é uma amiga ou uma colega de trabalho, por exemplo. Dessa forma, a criança vai sair do seu mundo interior e as conversas vão amenizar o ciúme. Esse momento também é apropriado para ensinar o filho a se comportar em sociedade, explicando o sentido de cumprimentar, como as pessoas se cumprimentam no Brasil (com beijo e abraço) e dizer que há maneiras diferentes em outros países. Assim, além de trabalhar a questão do ciúmes, situações de etiqueta serão ensinadas. A mãe e o pai não podem se esquecer de que a criança aprende a viver em sociedade observando o comportamento deles”, declara Susana Orio, coordenadora Educacional do Colégio Madre Alix, de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s