A fotógrafa Kátia Rocha, da Publivídeo, explica que a moda começou nos Estados Unidos e já virou febre no Brasil. A ideia é simples: captar as melhores imagens da criança brincando e esmagando um bolo. “As mães optam por fazer fotos do bebê, mês a mês, até completar um ano de vida. Precisamos ter ideias criativas e a sugestão de ‘destruir um bolo’ é uma ótima opção”, explica a especialista.
A sessão é uma boa pedida para celebrar um aninho da criança. E, geralmente, é o primeiro contato do bebê com um doce. A graça é registrar as sensações do pequeno ao experimentar algo novo e diferente. “Em uma das sessões de fotos, a criança passava o dedinho e se arrepiava com a textura. É muito gostoso registrar a surpresa, o descobrir de algo novo”, diz Kátia. “Alguns ficam olhando e outros colocam a mão e se divertem com a experiência!”, complementa.
O bolo pode ser preparado pela mamãe, do sabor preferido do bebê. O importante é ter uma cobertura bem convidativa, com marshmallow e confeitos. Nada de guloseimas que possam fazer a criança engasgar.
Escolha um local bonito para os cliques – um jardim é sempre bem-vindo! Pode ser em um parque ou até em um pedaço de grama no prédio ou casa da família. Você vai perceber nas fotos abaixo que o cenário faz toda a diferença! Decore o espaço com balões, cestas, brinquedos, uma toalha bem bonita no chão. Não se esqueça de pensar em uma roupinha divertida. Deixe a imaginação fluir!
Dicas importantes
- É indicado para crianças a partir de 6 meses até 1 ano.
- O bebê deve ficar na frente do bolo, bem à vontade.
- Fotografe o ambiente e o bolo antes de colocar o pequeno no cenário.
- Se o bebê não interagir, a mãe pode mostrar o bolo para a criança, passar um pouco do creme nos lábios dele.
- A sessão costuma demorar 40 minutos.
- Depois dos cliques, o bebê costuma ficar cansado. Aproveite para fazer algumas fotos do banho e do soninho depois da brincadeira!