Partiu férias! 11 lugares no Brasil para visitar com os filhos
Ainda não planejou a viagem de férias em família? Calma que dá tempo! Conheça destinos de verão para todos os tamanhos de criança (e de bolso).
Chegou dezembro, as crianças estão em casa e caiu a ficha: a família não planejou nenhuma viagem para as férias escolares! Compreensível, é claro. Afinal de contas, o ano passou voando e não foi lá dos mais fáceis. Mas, se bateu a vontade de última hora de pegar a estrada ou o avião, confira essa lista que preparamos com a ajuda de duas especialistas no assunto!
1. Praia do Forte (BA)
Piscinas naturais cristalinas, mar calmo e uma simpática vila por onde não podem circular carros. É assim a Praia do Forte, que fica a uma distância de poucos quilômetros em estrada tranquila do aeroporto de Salvador. “Além dos grandes resorts, há pousadas mais em conta na região”, conta Patricia Papp, 41, blogueira curitibana e mãe de um adolescente de 14 anos e uma menina de 9. Patricia viaja com os dois desde que eles tinham poucos meses de vida e compartilha seus relatos no Eu Viajo com Filhos.
O lugar também abriga uma unidade do Projeto Tamar, onde as crianças podem ver tartarugas e aprender mais sobre a preservação da vida marinha.
2. Olímpia (SP)
A 430 quilômetros de São Paulo, o município conta com fonte naturais de águas termais e abriga parques aquáticos que garantem diversão para toda a família. Há pacotes turísticos com hospedagem e alimentação, mas é possível também ir de carro e comprar ingressos para curtir um dia ou dois nos parques. “É uma espécie de Rio Quente, em Goiás, mas mais acessível e muito divertido”, explica Tayná Napier, consultora de viagens de São Paulo.
Se a ideia é economizar, a dica é visitar durante a semana, quando as entradas saem até 50% mais baratas.
3. Urubici (SC)
Santa Catarina tem um pouco de tudo e Urubici é famosa pela parte gelada do estado. Em julho, muitos turistas vão à cidade na esperança de ver neve, mas no verão ela tem outros atrativos. “Além das paisagens lindas, para crianças maiores há vários passeios de aventura”, conta Tayná. A cidade está localizada a 170 quilômetros de Florianópolis, conta com pousadas para todo tipo de bolso e agências turísticas que oferecem trilhas na linda Serra do Rio do Rastro, que domina a região.
4. Gramado e Canela (RS)
https://www.instagram.com/p/BcSq6SKja5Y/
Outros dois destinos de inverno que são ótimas escolhas também nos meses mais quentes! Além das cachoeiras e atrações naturais, a região é repleta de opções que as crianças amam, como o Mini Mundo, o Snowland, onde é possível esquiar na neve, e o parque de aventura Alpen Park, com tirolesa, trenó e outras opções. Até o Natal, Gramado está decorada para o Natal Luz, que reúne muitos visitantes. O espetáculo é lindo, mas os preços são semelhantes aos de julho. Procurar passagens e pacotes para janeiro pode reduzir os custos.
5. Nobres (MT)
https://www.instagram.com/p/BcPZNqzhp-K/
Os rios cristalinos oferecem atrações para todas as idades: de mergulhos tranquilos com os peixes e flutuações ao boia cross na cachoeira. A cidade está localizada a menos de duzentos quilômetros da capital, Cuiabá, e oferece infraestrutura com pousadas e agências turísticas, que vendem roteiros para os passeios. Aproveite que ela ainda está começando a ficar famosa para conhecer e conseguir bons preços nos pacotes.
6. João Pessoa (PB)
Para quem quer praia, uma boa pedida pode ser conhecer a capital da Paraíba. “É uma das capitais do Nordeste melhor localizadas, com praias lindas, e está a duas horas de viagem de outros pontos turísticos, como Porto de Galinhas e Maragogi”, destaca Tayná. Se estiver na cidade, não deixe de fazer o passeio do Picãozinho, que tem um preço acessível e leva a piscinas naturais rasas e cheias de vida marinha coloridíssima. As crianças vão amar!
Como as passagens aéreas para o Nordeste não são lá muito baratas, fique de olho nas promoções, que costumam aparecer aos finais de semana.
7. Socorro (SP)
Essa é uma ótima ideia para os paulistanos. A cidade fica a menos de duas horas de São Paulo e seu forte são os hotéis-fazenda – além do delicioso clima de interior, é claro! “Tem desde os com minizoo e atividades para os menores até os parques com esportes de aventura, como arvorismo”, lista a consultora de viagens. Além dos hotéis maiores, há pousadinhas no centro e uma Praça Matriz, com opções de bares, lanchonetes e restaurantes. Se ficar hospedado na cidade, dá para comprar ingressos avulsos e passar o dia com os pequenos em alguns hotéis que também são parques ecológicos.
8. Capitólio (MG)
Destino que caiu recentemente no gosto nacional, Capitólio é conhecida como “O mar de Minas”. Isso por conta dos cânions que cercam o imenso Lago de Furnas, com águas cristalinas e cachoeiras escondidas. Para explorar a região, vale contratar um passeio de barco, catamarã ou chalana. A dica é reservar o lugar nos passeios com antecedência, pois como a procura está aumentando, muitas vezes é difícil encontrar lugares disponíveis em cima da hora.
A cidade está a 276 quilômetros de Belo Horizonte e 440 de São Paulo e é melhor ir de carro para aproveitar os passeios.
9. Penha (SC)
https://www.instagram.com/p/BbrInkSjc9b/
Está aí uma cidade que nunca sai de moda. É que o bom e velho Beto Carrero World segue na ativa e atraindo milhares de visitantes todos os anos. “Eu vou muito! Gosto do fato de ter atrações para todas as idades, da fazendinha para os menores à montanha russa para os mais velhos”, conta Patricia. Além do parque temático, vale fazer um passeio pela região, o Litoral Norte de Santa Catarina. Se tiver um tempinho, desça até Bombinhas. “A cidade tem um centrinho com infraestrutura bacana para famílias, além de praias bonitas por perto”, destaca a blogueira.
10. São Paulo (SP)
Que tal aproveitar para visitar com calma a cidade? Durante as férias escolares, o trânsito diminui e fica um pouco mais fácil de visitar as muitas atrações turísticas da cidade. Uma opção para economizar na hospedagem pode ser procurar por apartamentos de famílias que estão viajando em aplicativos como o AirBnB. Na metrópole, a dica é aproveitar passeios temáticos como o Urban Motion, de trampolins, o Aquário de São Paulo, o Museu da Imaginação, o Museu do Futebol e por aí vai… A lista é longa!
Dica: não deixe de conhecer as opções gratuitas de lazer, como o clássico Parque do Ibirapuera, o Parque do Ipiranga e a Avenida Paulista aberta aos pedestres todos domingos.
11. Seu quintal
Para sair um pouco da rotina não é preciso ir muito longe nem investir muito dinheiro. “Um final de semana fora de casa, em um local próximo com cachoeira, por exemplo, já proporciona o prazer de descobrir algo novo e conviver em família”, opina Patricia. Busque atrações naturais e cartões postais a poucos quilômetros de casa. Muitas vezes, o trajeto pode ser mais interessante do que o destino em si.