“O Touro Ferdinando”: 8 motivos para assistir ao filme

A animação fala sobre tolerância, ressalta a importância de cuidar da natureza e também propaga a mensagem de paz.

Nesta quinta-feira, 11, estreia nas telonas brasileiras O Touro Ferdinando, a nova animação da FOX que está concorrendo ao Oscar 2018. O filme – dirigido por Carlos Saldanha, que traz no currículo RIOA Era do Gelo -, conta a história de um touro que nunca gostou de brigas, mas é escolhido para participar das touradas espanholas. Com uma sensibilidade ímpar e o apoio dos amigos, o bovino consegue lidar com a situação de maneira surpreendente.

Assista ao trailer:

O Bebê.com.br foi conferir a sessão realizada para a imprensa antes do lançamento do desenho e reuniu 8 motivos para os pais irem ao cinema com os filhos. Confira abaixo:

1. Ele é inspirado em um clássico livro

Escrito por Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson, O Touro Ferdinando foi publicado em 1936 – pouco antes da Guerra Civil Espanhola. Apesar de ter sido censurada na época, posteriormente a obra ganhou vários prêmios e se tornou atemporal. Antes de levar o seu filho ao cinema, inclua essa sugestão na lista de leituras do pequeno. Dessa forma, ele conseguirá perceber as semelhanças e diferenças entre o clássico e o filme – e vocês também terão muito o que conversar!

2. Ele fala sobre emoções

A animação aborda o tempo todo os sentimentos ao mostrar o amor entre Ferdinando e o pai, a alegria do touro ao encontrar uma flor, o vínculo de carinho que o protagonista têm com os amigos e até mesmo quando ele diz para outro personagem que não é feio ficar triste. O filme faz com que as crianças entendam o que move essas relações e prestem mais atenção no que estão sentindo.

3. Ele ensina a importância de cuidar da natureza

 (FOX/Divulgação)

Logo no início as crianças vão notar que Ferdinando é apaixonado por flores. Depois de fugir, ele tem a oportunidade de viver em um sítio e descobre que o seu lugar preferido fica embaixo da sombra de uma árvore. Os baixinhos que assistirem ao desenho também perceberão como é essencial cuidar dos animais. Mas atenção: os matadouros são abordados e os pais devem se preparar para responder possíveis questionamentos dos filhos.

4. Ele reforça a mensagem de paz

O filme conta a história de um touro que, apesar de ter sido ensinado a brigar com os outros, se recusa a fazer isso porque não gosta de violência. Ferdinando é um exemplo válido para as crianças, pois ele tenta resolver os conflitos que surgem com calma e é um bovino luta pela paz. Depois de assistir ao filme, os pais podem conversar com os filhos sobre como eles podem expor as suas frustrações sem serem agressivos.

5. Ele ressalta o valor da amizade

 (FOX/Divulgação)

Ferdinando está sempre buscando manter boas relações com todos que estão ao seu redor. O touro se afeiçoa à Nina, uma garotinha que acaba adotando-o, e retribui todo o carinho que a dona oferece para ele. Além disso, o protagonista também mantém uma relação de amizade e cumplicidade com os outros animais que passam a acompanhá-lo nas aventuras – e ele não se importa com aqueles que torcem o nariz, mostrando, mais uma vez, como o amor é importante.

6. Ele mostra os diálogos entre pai e filho

Uma das passagens mais emocionantes da animação é quando Ferdinando questiona o pai: “É ruim se esse não for o meu sonho?” – explicando que ele gostaria de ser um campeão, mas sem ter que brigar. No livro clássico, os diálogos envolvem o protagonista e a mãe, mas a figura materna é substituída pela presença do pai no filme. Também é interessante observar que Nina, a menina que acaba adotando o touro depois de encontrá-lo, vive com o pai e tem um vínculo especial com ele.

7. Ele aborda a tolerância

Depois que cresce, Ferdinando se torna um touro grande e forte. Muitos acabam julgando-o pela aparência e atribuem a ele o estereótipo do animal que briga e dá chifradas nos outros. Mas essa imagem não se relaciona com o protagonista, que é sensível e não considera nenhuma atitude violenta. Essa é uma forma de mostrar para as crianças como a tolerância e o respeito são essenciais.

8. Ele evidencia o valor dos momentos simples

 (FOX/Divulgação)

Ficar descansando embaixo da sombra de uma árvore, ver uma florzinha crescer, correr pelo pasto, receber um abraço afetuoso… Todos esses momentos estão presentes na animação para mostrar para as crianças como situações simples podem ser as mais significativas e felizes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s