O que fazer quando a mãe é também a professora

Também tem dúvidas sobre gravidez, desenvolvimento dos pequenos ou cuidados com os filhos? Mande a sua pergunta!

“Sou professora de Educação Física do meu filho e ele chora muito durante minhas aulas. Ele tem ciúmes dos colegas? O que devo fazer?”

Segundo a Dra. Quezia Bombonatto, psicopedagoga clínica e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, essa é uma situação que deve ser evitada ao máximo. “É muito difícil para uma criança separar a figura da professora da figura da mãe”, diz ela. “No limite, isso pode gerar uma relação de desconfiança: a criança começa a acreditar que aquela mãe não está sempre presente para ela, já que a trata diferente dentro da escola”.

Caso não seja possível rearranjar a situação, a melhor solução é o diálogo e o estabelecimento de limites claros. “A mulher precisa explicar ao filho que ama ele, que é sua mãe, mas, na escola, é sua professora e não pode dar atenção só para ele. Ao mesmo tempo, é necessário esclarecer para as outras crianças que, embora seja mãe de um dos coleguinhas, é professora de todos e ninguém é tratado diferentemente”, explica a doutora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s