Continua após publicidade

O melhor filme de Natal do ano – e outros 5 que valem dar o play!

Com "Klaus" e outros títulos de sucesso, até quem não acredita no bom velhinho será contagiado pela magia da data.

Por Flávia Antunes
Atualizado em 29 Maio 2020, 16h42 - Publicado em 13 dez 2019, 17h47

Ho, ho, ho! Acredite você ou não no bom velhinho, o último mês do ano sempre traz à tona um clima de festividade e união – ainda mais com a companhia dos pequenos, né? Neste período, nada melhor que reunir a família, preparar a pipoca e aproveitar o que há de melhor nas produções cinematográficas.

Claro que longas como “O Grinch” e “O Expresso Polar” moram no coração de várias gerações e nunca saem das plataformas de streaming. Mas, se a ideia é fugir dos clássicos, preparamos uma seleção com lançamentos e títulos mais recentes para renovar o repertório e, claro, despertar a magia do Natal.

Já adiantamos que o primeiro da lista é forte concorrente à filme infantil natalino do ano, e até já garantiu o seu lugar entre os indicados ao prêmio Annie Awards, considerado o “Oscar da animação”. Confere só:

Klaus (2019)

A ficha técnica da animação já adianta que coisa boa está por vir. “Klaus” é dirigido pelo espanhol Sergio Pablos, cocriador do sucesso “Meu Malvado Favorito” e que também participou de clássicos como “Corcunda de Notre-Dame” e “Hércules”. A história pode parecer à primeira vista mais um clichê de Natal, mas na realidade ela não tem nada de ultrapassada: ao longo dos 96 minutos de duração, conhecemos a origem do Papai Noel de forma bastante inusitada.

Continua após a publicidade

Nada de glamour ou luzes reluzentes: a trama se passa em Smeerenburg, uma ilha pacata habitada por dois clãs em eterno conflito – para o azar de Jesper, um jovem que nasceu em berço de ouro e é enviado pelo seu pai para trabalhar como carteiro no local contra sua vontade. Embora comece a sua jornada com pouco ânimo, o protagonista vê seu destino mudar na medida em que conhece Alva, uma professora desiludida, e Klaus, um artesão de brinquedos aposentado.

A partir da consolidação desta amizade, a cidade ganha cor e os traços da famosa lenda do velhinho que entrega presentes começam a surgir. Sem mais spoilers, tudo o que podemos adiantar é que o longa aborda questões bastante humanas e valores como respeito e companheirismo, que virão de bom grado tanto para os baixinhos quanto para os adultos. Ah, e a boa notícia é que a Netflix adquiriu os direitos da produção, que está disponível no catálogo do Brasil desde novembro. Bora dar o play?

O Natal de Angela (2018)

A magia deste curta já começa nos bastidores. A história de “O Natal de Angela” foi escrita por Frank McCourt, que faleceu no ano de 2009. O estadunidense tinha o sonho de adaptar a trama para as telonas e, para não deixar o seu desejo morrer, sua esposa assumiu o direito sobre a obra e se tornou a produtora-executiva. Incrível, né?

Continua após a publicidade

Melhor ainda foi a repercussão do filme, que já recebeu o prêmio norte-americano Emmy Daytime, apresentado pela Academia de Artes & Ciências Televisivas. O enredo envolvente acompanha um episódio da vida de Angela, uma garota que resolve “raptar” o Menino Jesus do presépio da igreja por um motivo nobre – mas que nem todos entenderão. A mini aventura, que trata de temas como bondade e empatia, pode ser assistida na plataforma da Netflix. Prometemos algumas lágrimas de emoção!

Crônicas de Natal (2018)

Para quem curte o tom bem-humorado nos filmes natalinos, essa é uma boa aposta. A produção hollywoodiana apresenta dois irmãos, Kate e Teddy, que inicialmente não se dão muito bem, mas que precisam se unir por uma missão importantíssima: salvar o Natal. Com direito a muitos efeitos especiais, elfos ajudantes e, claro, o icônico Papai Noel, as crianças embarcam em uma jornada decisiva – e também bastante engraçada.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser o roteiro mais original, o longa conquista pelo carisma dos personagens e pelo clima de fábula familiar, que revela a aproximação dos irmãos para recuperar o saco de presentes e garantir a felicidade dos pequenos na noite de festividade. Aliás, um destaque especial para a interpretação de Kurt Russel, que encarna o bom velhinho de forma singular. Também disponível na Netflix, viu?

Uma Estrela no Paraíso (2017)

A pequena Noelle nasceu sob a estrela de Natal e, por isso, acredita que tem o dom de fazer milagres. O “poder” da garota será muito bem aproveitado com a chegada de McKerrod, um empresário que ameaça a vida pacífica da cidade.

A trama, que estreiou em 2018 no Brasil, não conta com as clássicas figuras natalinas, mas traz todos os sentimentos que acompanham a época do ano, como amizade, companheirismo e, claro, boas doses de magia para a criançada. A versão dublada pode ser acessada pelos assinantes da Amazon Prime na plataforma. Não tem assinatura? Clique aqui!*

Continua após a publicidade

48 Desejos de Natal (2017)

Fantasia é a palavra-chave que descreve esta produção disponível na Netflix. Quando as cartas que seriam enviadas para o Papai Noel viram cinzas por acidente, dois elfos (fofíssimos, de orelhas pontudas e tudo) precisam se redimir pelo erro e recuperar cada desejo escrito pelas crianças. Não será uma tarefa fácil, hein?

Nesta jornada divertida, os ajudantes de Noel saem da fábrica e vão até a cidade grande. Lá, eles conhecem crianças que vão ensiná-los a conviver com os humanos e ajudarão a salvar a mágica do Natal.

Por aqui, o trailer está em inglês, mas pode ficar tranquilo porque na plataforma de streaming você encontra o filme legendado e dublado!

Continua após a publicidade

A Origem dos Guardiões (2012)

Ok, a última da lista não é uma produção tão recente quanto as outras, mas prometemos que o destaque tem justificativa. A trama traz personagens velhos conhecidos das crianças como nunca vimos antes: sim, o Papai Noel, o Coelho da Páscoa e a Fada dos Dentes aparecem repaginados tanto na aparência quanto nos poderes mágicos. A única coisa que permanece é a função importante que desempenham no universo infantil.

Nesta história empolgante, as figuras da imaginação se unem para enfrentar um espírito mal determinado a destruir os sonhos e as crenças dos baixinhos. Tudo isso com a ajuda de Jack Frost, um jovem invisível que controla o inverno, e que é indicado para ser o novo guardião. Será que ele se dará bem nessa? O título está disponível na Netflix para quem tiver curiosidade em descobrir o desfecho. 

*Nós podemos receber uma comissão por compra realizada na Amazon.

Publicidade