Mulher de 56 anos se torna “barriga de aluguel” para gerar a própria neta
"É uma mistura de profunda gratidão e alguma tristeza pela separação", afirmou Nancy Hauck em entrevista à People
“Quantas pessoas assistem ao parto de suas mães?” questionou Jeff Hauck, 33 anos, em entrevista ao portal de notícias People. Para o desenvolvedor de softwares, que presenciou sua própria mãe dar à luz seu quinto filho, foi um “um belo momento”.
Nancy Hauck, de 56 anos, se ofereceu para servir como barriga de aluguel para o filho e sua esposa. O bebê nasceu no dia de 3 de novembro, e segue aos cuidados de Jeff e de sua companheira, Cambria.
“É uma mistura de profunda gratidão e alguma tristeza pela separação”, revelou Nancy. A mulher ficou em trabalho de parto por cerca de nove horas e, junto com a família, decidiu nomear sua filha e neta de Hannah, visto que carrega o mesmo significado que seu próprio nome: “graça”.
Gesto comovente
Juntos desde 2012, Jeff e Cambria enfrentaram problemas com infertilidade desde o início do casamento. Foram necessários quatro anos de tratamento para que concebessem suas primeiras filhas gêmeas (hoje com 4 anos), através da Fertilização in Vitro.
No ano passado, Cambria deu à luz mais um casal de gêmeos, também com ajuda da técnica de reprodução assistida. No entanto, devido a uma forte hemorragia durante o segundo parto, a mulher precisou ser submetida a uma histerectomia (remoção do útero). “Foi uma escolha difícil para nós”, comentou.
O casal ainda contava com seis embriões disponíveis e tinha o desejo de dar a todos uma chance de vida. A mãe de Jeff, Nancy, foi a primeira a trazer a ideia de servir como barriga de aluguel. A sugestão foi bem aceita por toda a família. “Fiquei realmente emocionado com a oferta dela para fazer isso. Era uma coisa muito altruísta, mas não achei que seria uma opção viável“, revelou o marido de Nancy.
Como foi possível?
Nancy havia dado à luz seu último filho há mais de 20 anos e estava cerca de nove meses sem menstruar na época. De repente, porém, seu período voltou. O médico especialista que acompanhava a família, Russel Foulk, explicou que ela se encontrava no período de perimenopausa. Ou seja, o ovário ainda produzia hormônios.
“A menos que tenha surgido algum problema médico durante esses 25 anos, o útero ainda mantinha sua capacidade de engravidar“, disse o especialista. Após passar por exames e conseguir um atestado de saúde com seu ginecologista, a ideia de Nancy ser a barriga de aluguel não estava fora de questão.
“A idade realmente não é o fator limitante. Depende do estado de saúde daquele indivíduo. Há uma chance maior de se ter problemas médicos, como diabetes ou pressão alta. No entanto, em avaliação, Nancy foi considerada ‘saudável e capaz’”, concluiu Russel.
Depois do nascimento, Nancy contou ao portal de notícias que planeja escrever um livro sobre a experiência. “Vou abordar a separação [do bebê], a tristeza. Mesmo sabendo que ela está indo para o meu filho, sei que haverá um pouco desse sentimento de vazio”, disse.