Maternidade X Mercado de trabalho: A jornada da vida dupla!

Entre desafios e recompensas, Cici Navarro contou em seu último texto sua perspectiva de como é ser mãe e ao mesmo tempo estar ativa no mercado de trabalho

Por Da Redação
1 abr 2025, 16h38
Cici Navarro
 (Cici Navarro/Reprodução)
Continua após publicidade

Ser mãe e estar ativa no mercado de trabalho é um verdadeiro malabarismo, rs. Sinto como se, a cada momento, eu estivesse dividida entre as demandas da empresa e as demandas de casa, sempre tentando encontrar um equilíbrio entre elas. Afinal, o trabalho não espera, e a nossa vida pessoal também não.

Depois que virei mãe, sinto que essa urgência para equilibrar os pratinhos triplicou. A falta de tempo é o maior fator nessa equação sem solução exata. Todo dia é uma grande batalha para conciliar reuniões, gravação do meu podcast, produção de conteúdos para as redes, fechamento de projetos, tempo de qualidade com o meu marido e a rotina com o bebê. 

Viver essa vida dupla tem sido um desafio gostoso de experimentar, e, ao mesmo tempo, difícil de resolver. Bato sempre na tecla da importância de termos uma rede de apoio, porque é humanamente impossível dar conta de tudo isso sozinha. E está tudo bem, faz parte, é a vida! A cobrança é grande, principalmente vinda de nós mesmas, mas é necessário ter a consciência de que ninguém dá conta de tudo 100%. Nós somos seres humanos e somos falhos, fato.

Mas, apesar de tudo isso, ser mãe e ter uma carreira consolidada, que vem crescendo cada vez mais, traz uma grande recompensa! É gratificante demais olhar para trás e ver tudo o que já passei para chegar até aqui. Realizei diversos sonhos profissionais, sigo em busca de muitos outros, e, agora, estou realizando o maior sonho da minha vida: ser mãe. Que delícia é poder viver o melhor desses dois mundos diariamente!

É óbvio que tenho meus momentos de cansaço físico, exaustão mental, inseguranças, frustrações e dúvidas. Mas o importante é não deixarmos esses pequenos momentos negativos – embora necessários – comandarem o restante do nosso dia. Precisamos ser fortes, mamães! Por nós e pelos nossos pequenos também. 

Continua após a publicidade

Devemos sempre nos lembrar de que estamos construindo algo lindo e do motivo principal que nos leva a equilibrar tantos pratos durante o dia. E, acima de tudo, do exemplo que estamos dando aos nossos pequenos desde cedo. Perseverança, resiliência, confiança, determinação…Eles já crescerão sabendo o quão forte somos e o quão fortes eles serão! Compreendendo a importância de lutar por seus objetivos, conquistar seu próprio sucesso e realizar seus sonhos! Isso por si só já é uma grande recompensa, não é mesmo?

Hoje, finalizo essa coluna maravilhosa, que me proporcionou muitos momentos de reflexão e autodescoberta enquanto escrevia para vocês. Espero, do fundo do coração, que de alguma maneira eu tenha despertado sentimentos bons e reflexões valiosas em vocês também! E o mais importante, a sensação de que vocês não estão sozinhas nessa grande jornada que viveremos pelo resto de nossas vidas. Afinal, a maternidade é para sempre – e ainda bem, rs! 

Um grande beijo,

Continua após a publicidade

Cici Navarro

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.