Lição de vida: 5 TED Talks que os pais deveriam ver
Amadurecer com a doença de um filho, amar os pequenos acima de tudo e saber ouvir as crianças são alguns dos ensinamentos passados para pais e mães nestes vídeos.
O que os pais podem aprender quando seu bebê de apenas 10 dias de vida sofre um derrame? E como superar o fato de o seu filho ter nascido com uma síndrome ou uma personalidade diferente? Essas são algumas das perguntas que buscam ser respondidas em palestras apresentadas no TED – série de conferências mundialmente conhecida que visa disseminar ideias originais. Selecionamos alguns vídeos que prometem emocionar e ensinar muito sobre essa difícil (e encantadora) tarefa de ser pai e mãe. Assista!
1. Roberto D’Angelo e Francesca Fedeli: Na doença do nosso bebê, uma lição de vida
Durante toda a gravidez, esse casal esperou ansiosamente pelo pequeno Mário. Quando ele chegou ao mundo, a alegria era imensa. Mas, com apenas 10 dias de vida, o bebê sofreu um acidente vascular cerebral. E, depois de meses em depressão, Roberto e Francesca descobriram que eles eram o caminho para que seu filho crescesse feliz e saudável.
2. Jane Bezerra: Se meu filho não pode vir ao meu mundo, eu vou ao dele
Pedro, o terceiro filho da modelo Jane Bezerra, nasceu com uma doença rara chamada síndrome de Rubinstein-Taybi, que tem características físicas e comportamentais muito particulares. Diante de um problema ainda tão pouco conhecido pela ciência, Jane decidiu que ela tinha apenas uma saída: entender e mergulhar no mundo do seu filho.
3. Andrew Solomon: Ame, não importa o quê
Qual a diferença entre amor e aceitação? Até que ponto o amor por um filho é mesmo incondicional? O escritor Andrew Solomon foi atrás dessas respostas ao iniciar um projeto no qual ele entrevistou vários pais que tinham filhos, digamos, “diferentes” – com doenças raras, síndromes e até comportamentos inaceitáveis, como a violência. Aqui, ele conta as lições que tirou.
4. Rita Pierson: Toda criança precisa de um campeão
A palestra da professora Rita Pierson é direcionada para educadores, mas serve de inspiração para muitos pais. A docente acredita que todas as crianças precisam de uma referência, alguém que nunca vai desistir delas e que trabalhe duro para que elas consigam se tornar o melhor que podem ser.
5. Adora Svitak: O que os adultos podem aprender com as crianças
Com apenas 12 anos, Adora impressiona com sua inteligência e desenvoltura. Nesta palestra, essa jovem menina fala sobre como o mundo dos adultos precisa de pensamentos mais infantis – que, para ela, incluem criatividade sem limites e muito otimismo. Os grandes sonhos das crianças não só precisam ser ouvidos como colocados em prática. E ela é uma prova de que isso pode dar muito certo!