Galinha Pintadinha: descubra números impressionantes do fenômeno infantil
Tem um fã da Popó ou do Pintinho Amarelinho na sua casa? Saiba mais sobre esse projeto de bilhões. Bilhões mesmo!
A história da Galinha Pintadinha começou em dezembro de 2006, quando os criadores do personagem, Juliano Prado e Marcos Luporin, postaram o primeiro vídeo no YouTube. Alguns meses depois, a dupla notou que o número de visualizações só aumentava: já estava em quase 500 mil. Foi daí que veio o impulso para o primeiro DVD e, como consequência, uma série de sucessos que encanta as crianças e impressiona os adultos!
Ao longo desses 16 anos de existência, foram 5 álbuns lançados (o mais recente, em fevereiro de 2022) e 3,5 milhões de DVDs vendidos – número gigante que poderia bastar, mas que vem acompanhado de outros ainda maiores.
“A fama que a Galinha Pintadinha atingiu é inimaginável. Queríamos apenas produzir vídeos musicais bonitos e divertidos e fazer um DVD de desenho animado. Imaginávamos que venderíamos umas duas mil cópias, no máximo. E vendemos mais de 3,5 milhões”, disse Juliano Prado ao Bebê.
O sucesso continuou crescendo
“É muito louco pensar que, depois de 15 anos, a Galinha já faz parte da cultura brasileira como um personagem do nosso imaginário e faz tanto sucesso com gerações de famílias. Hoje em dia, já temos mães que ouviam no passado e agora estão apresentando para os seus filhos”, comemora o sócio-criador.
E não é para menos: o canal principal do YouTube (Galinha Pintadinha) conta, atualmente, com 33,7 milhões de inscritos e 65 vídeos publicados, o que gerou mais de 27 bilhões (sim, bilhões!) de visualizações totais. Upa Cavalinho é o mais assistido, com 2,5 bilhões de views.
Somando todos os outros canais relacionados (como o que reúne extras, o Galinha Pintadinha Mini e em outros idiomas), há por volta de 54 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações totais. Uau!
Produto que não envelhece
Nas redes sociais, a querida Popó também marca presença no TikTok, onde tem 1,5 milhão de seguidores e mais de 13 milhões de curtidas. Para Juliano, acompanhar as novidades do mercado é imprescindível. “A Galinha já nasceu com um DNA digital e está sempre antenada nas inovações tecnológicas, na produção e distribuição do seu conteúdo, oferecendo novas experiências para o seu público”, relata.
Além disso, ele aponta o cuidado com as crianças como um dos pontos centrais da criação. “O segredo de estarmos sempre acompanhando as mudanças geracionais é que o nosso conteúdo respeita e estimula a inclusão na infância, passando valores simples, mas introduzindo conceitos amplos. Estamos cientes de que a Galinha é o primeiro personagem da vida do bebê e que ela e toda sua turma são importantes na formação dos pequenos”, reforça Juliano.
Certamente, nessa esteira de sucessos, os produtos licenciados não poderiam ficar de fora. Mochilas, pelúcias, roupas, brinquedos, entre tantos outros que fazem a alegria dos fãs dos personagens e que chegaram, em 2022, à marca de R$ 2,4 bilhões movimentados.
Galinha Pintadinha: um resumo dos números:
- 16 anos de existência
- 5 álbuns lançados
- 3,5 milhões de DVDs vendidos
- 33,7 milhões de inscritos no canal principal do YouTube
- 27 bilhões de visualizações no canal principal
- 2,5 bilhões de visualizações do vídeo mais assistido (Upa Cavalinho)
- 54 milhões de inscritos somando o canal principal e todos os relacionados (Galinha Pintadinha Extras, Mini, em outros idiomas, etc)
- 37 bilhões de visualizações totais
- 1,5 milhões de seguidores no TikTok
- 13 milhões de curtidas no perfil do TikTok
- R$ 2,4 bilhões em vendas de produtos licenciados em 2022