EUA: Só 2 crianças imigrantes menores de 5 anos foram reunidas à família

Governo dos Estados Unidos não cumpre prazo para devolver os pequenos aos pais.

De um total de 102 crianças imigrantes menores de cinco anos de idade que foram separadas dos pais na fronteira dos Estados Unidos, apenas duas foram reintegradas à família. Terminava nesta terça-feira, 10, o prazo estabelecido por um juiz federal da Califórnia para que todos os pequenos acolhidos em abrigos do governo fossem devolvidos aos cuidadores.

Com o argumento de enfrentar dificuldades logísticas pensando em garantir a segurança das crianças, a administração de Trump pediu um prazo maior. Em audiência realizada na última segunda-feira, 09, foi informado que apenas 54 pequenos seriam devolvidos até esta terça, mas nada foi confirmado ainda.

Sarah Fabian, do Departamento de Justiça, explicou que o atraso no processo é devido a diversas razões, como o fato de alguns pais já terem sido deportados. Além da dificuldade em localizar todos os cuidadores, é preciso encontrar locais onde as famílias possam ficar em segurança. É possível, inclusive, que bases militares sejam usadas enquanto os casos não têm um desfecho na justiça.

Para a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, em inglês), alguns obstáculos burocráticos desnecessários têm sido impostos pelo governo americano, atrasando ainda mais a reintegração das crianças. Além disso, a falta de espaço nos centros de imigração pode implicar liberação de famílias em espaço americano.

Na última segunda, 9, outro juiz da Califórnia determinou que as famílias não podem permanecer presas por mais de 20 dias, como tinha sido requisitado pela administração.

O prazo final para que todas as crianças sejam devolvidas aos pais é 26 de julho. Vale lembrar que cerca de 2000 menores de idade foram separados dos pais na fronteira dos EUA como resultado da política de tolerância zero para imigração ilegal, anunciada por Trump em abril deste ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s