EUA: 522 crianças imigrantes foram reintegradas às suas famílias

Após assinatura de ordem executiva, menores começam a ser devolvidos aos pais, porém mais de 2000 ainda permanecem sob custódia.

Depois de causar enorme indignação no mundo, a separação entre pais e filhos decorrente da política de “tolerância zero” à imigração ilegal nos Estados Unidos foi proibida na última quarta-feira, 20. Donald Trump, presidente norte-americano, assinou uma ordem executiva determinando o fim da separação das famílias na fronteira do país.

Desde então, 522 crianças imigrantes foram devolvidas a suas famílias, mas seus nomes não foram divulgados. Por outro lado, ainda há 2053 menores sob os cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Frente às críticas de advogados que alegam a desorganização do sistema, o Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que tem um processo bem coordenado e que o governo dos EUA sabe a localização de todas as crianças sob sua custódia. Apesar disso, o processo de deportação ainda pode se estender por meses até ser concluído e não fica claro se pais e filhos seriam reunidos nesse meio tempo.

No último domingo, 24, legisladores destacaram a importância de uma solução de longo prazo para a questão. Vale lembrar que, até o momento, dois projetos de lei apresentados pelos republicanos ainda não foram aprovados.

Desde que a política de tolerância zero entrou em vigor em abril deste ano, 51 crianças brasileiras foram separadas dos pais e estão em abrigos espalhados pelo país, ainda sem previsão de serem devolvidas a suas famílias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s