Dia das Mães: 5 provas de que momentos de descanso é um ótimo presente
Veja exemplos práticos de que, mais do que flores, as mulheres precisam mesmo é de um pouco de sossego -- e não só no segundo domingo de maio!
Conciliar o trabalho com os horários das mamadas, preparar o lanchinho do dia, levar e buscar o pequeno na escolinha, organizar as coisas da casa, dar banho, colocar para dormir… Ufa! Essas são apenas algumas das atividades que muitas mães costumam fazer diariamente. Não é à toa que o cansaço é uma queixa recorrente entre elas, especialmente se não houver ninguém para dividir os afazeres.
Por isso, nesse Dia das Mães – e durante o ano todo, na verdade -, ao invés de dar apenas presentes, que tal oferecer a elas mais tempo para descansar e poder ter um tempo para cuidar de si mesmas? Reunimos 5 provas de que repensar a rotina materna é uma discussão mais do que necessária! Vem ver e mostre depois para quem ainda duvida disso.
1. O que eu realmente quero
O canal de comédia My Life Suckers fez uma paródia engraçada e verdadeira da música Wannabe, das Spice Girls, para contar os reais desejos das mães para seu dia. Veja alguns trechos traduzidos:
Eu vou te contar o que eu quero de verdade
Eu quero uma soneca
Eu quero uma faxineira
Eu quero um chef de cozinha
Eu quero uma pausa
Eu quero um dia no SPA
Se você vai fazer meu café da manhã
Limpe a cozinha rápido depois
Se você quer me surpreender
Leve o lixo para fora
Se você quer mesmo agradecer sua mãe
Você deve limpar esse chiqueiro
Se dar bem com seu irmão
E começar a escutar
Alivie as coisas para ela
A vida não é fácil quando você tem filhos
2. Uma noite “tranquila”
A americana Melanie Darnell compartilhou um vídeo em timelapse, efeito que acelera as imagens, no qual registra como é passar uma noite com três filhos em casa. Muitas mães vão se identificar!
3. Rotina exaustiva
Em março, a fotógrafa brasileira Maria Emilia Dinat, mãe de três, compartilhou sua rotina no Instagram ao lado das crianças durante um dia inteiro – da hora de acordar ao momento de dormir, inclusive quando tem de trabalhar. O post, com 17 imagens, viralizou no Facebook.
4. Ser mãe equivale a ter mais de dois empregos
Essa prova é estatística. Uma pesquisa norte-americana mostrou que as mães têm um expediente que chega a 98 horas por semana. A jornada começa às 06h23 da manhã e termina em média às 20h31, ou seja, mais de 14 horas de jornada de trabalho. Como resultado, elas relatam sacrifícios mais simples, como deixar de ter hobbies, até coisas como deixar de sair com os amigos, se recuperar de doenças e passar tempo sozinhas. E dedicam menos de uma hora por dia para si mesmas.
5. Mas você não faz nada!
Gemma Chambers, uma mãe dos Estados Unidos, cansou de ouvir de seu parceiro coisas como “aproveite sua folga” e “você não faz nada” e gravou esse vídeo, em que mostra 12 horas de um dia comum em sua vida. Junto com o vídeo, ela escreveu. “Eu estive sendo uma mãe o dia inteiro… E também faxineira, motorista, cozinheira, contadora de histórias, enfermeira, animadora, instrutora de lutas para bebês, professora, diretora de arte, treinadora de privadas, fazedora de cosquinhas profissional, estilista, personal dresser, operadora de máquina de lavar, personal shopper e muito mais!”.