Dia das Crianças: por que data é celebrada em 12 de outubro?
Sem relação direta com o feriado que acontece no mesmo dia, efeméride completa 100 anos em 2024, mas só passou a ser levada a sério na década de 1950
O 12 de outubro é um dia cheio de motivos para ganhar destaque no calendário. Além de ser uma das efemérides mais aguardadas pelos pequenos em função do Dia das Crianças, também é o único feriado nacional do mês, a data dedicada à Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil – e ainda é o dia que marca a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 1492.
Curiosamente, a comemoração da infância não tem conexão com os outros dois fatos. E o feriado, embora seja um bom pretexto para brincar com os presentes que costumam vir nessa data, não é uma homenagem às crianças, mas à Virgem Maria mesmo.
Conheça um pouco mais sobre a história do Dia das Crianças.
Dia das Crianças existe desde 1924 e não surgiu por razões comerciais
Muito antes de ser uma data concorrida para o comércio, o Dia das Crianças surgiu de maneira despretensiosa, como lembrança de um evento: em 12 de outubro de 1923, o Brasil sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, um encontro multilateral dedicado a debater pontos como acesso à educação e alimentação na infância.
Para marcar a importância do tema, políticos da época sugeriram transformar aquela data no Dia das Crianças, o que de fato ocorreu, mas a lei só foi assinada pelo então presidente Arthur Bernardes em 1924. Ou seja, a efeméride está completando 100 anos de criação justamente em 2024, embora no início ela não tivesse a importância atual.
De fato, o Dia das Crianças passou décadas apagado, chegou a mudar de data (Getúlio Vargas passou o dia para março, em um movimento que também não teve muita adesão), e só se consolidou na década de 1950. Foi nessa época que o comércio, tentando aumentar as vendas numa época fraca, apropriou-se da data que já existia para convencer os pais que era um bom momento para presentear os filhos, com campanhas de publicidade focadas em brinquedos e produtos infantis.
O dia 12 de outubro acabou pegando entre os brasileiros e segue até hoje, mas cada país celebra a data em uma época diferente. Na Argentina, por exemplo, é no terceiro domingo de agosto. Já para a ONU, por exemplo, o Dia Mundial da Criança é 20 de novembro, data em que foi adotada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.
E o feriado?
Quando o Dia das Crianças surgiu no Brasil, a data não era um feriado – e não virou feriado por causa da celebração dos pequenos. Na verdade, o 12 de outubro tornou-se um dia livre apenas em 1980, quando uma lei federal definiu um descanso nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Pela tradição, a imagem de Nossa Senhora teria sido encontrada em 1717, na segunda quinzena de outubro – ou seja, depois da data dedicada a ela. Mas, aí, a escolha pelo dia 12 acabou considerando outros fatos relevantes que aconteceram nessa data: uma delas foi a própria chegada de Cristóvão Colombo às Américas, citada no começo desse texto; o dia já era feriado em outros países, mas não por aqui.
Seja como for, para as crianças o 12 de outubro acabou virando uma celebração dupla: um dia dedicado a elas, em que se ganha alguma lembrancinha, e sem precisar se preocupar em ir à escola.