Como saber se o bebê está com frio?

Caprichar nos agasalhos nem sempre é uma boa ideia. Entenda por que!

Como saber se meu bebê está com frio? Devo caprichar nos agasalhos?

Recém-nascidos

“Quando recém-nascidos, os bebês ainda não conseguem controlar tão bem a sua temperatura corporal, como crianças e adultos. Ou seja, no inverno o corpinho deles esfria mais rapidamente, assim como no calor, esquenta mais rápido também. Expor esses pequenos ao frio pode criar situações de risco, caso eles não estejam bem agasalhados e sintomas como ficar com o cantinho da boca, a face, as extremidades, como dedos das mãos e dos pés, mais roxinhos podem ser sinal de alerta, de que a troca de calor não esta sendo controlada. O ideal é que os recém-nascidos estejam um pouco mais agasalhados do que crianças maiores. Uma dica é: se você, mãe, está com camiseta e moletom, coloque na criança um body, o macacão e mais um agasalho. É essencial também lembrar-se sempre de colocar um gorrinho, pra aquecer a cabeça que é uma superfície de calor bastante importante. Deve-se também manter as extremidades aquecidas, ou seja é indicado usar luvinhas nas mãos, e manter os pés cobertos. Essas indicações valem para crianças até um aninho”, explica o Dr. Cid Pinheiro, pediatra e coordenador da pediatria do Hospital São Luiz Morumbi, em São Paulo.

Depois de um ano de idade

“A criança maior funciona quase como o adulto e, com 2 ou 3 anos de idade, eles já sabem o que é frio e calor e são capazes de contar para os pais, caso estejam sentindo um ou outro. Em casos de dúvida, se a criança está com frio, é aconselhável agasalhá-la com mais uma peça de roupa. O ideal é levar em conta o que você está usando e colocar uma peça a mais na criança, pois, o que o adulto usa é mais ou menos o que ela deve usar também. É importante lembrar que deixar o baixinho agasalhado demais – tanto os menores, quanto os maiores – pode ser prejudicial e até causar sudorese excessiva e, assim, causar desidratação”, conclui o especialista

O especialista ainda lembra que em caso de dúvidas quanto à temperatura dos pequenos: valores maiores do que 37.8º indicam que a temperatura está alta e menos do que 36 e 36.5º indicam que a temperatura está baixa demais.

 

 

 

 

  • O excesso de roupa pode causar até febre ou desidratação no bebê. Fique atenta a isso. A sensação de frio do recém-nascido não é muito diferente da sua. Enrolá-lo em duas cobertas numa tarde quente de primavera seria uma decisão errada. Se a temperatura for de 30 °C, pode deixá-lo com uma camiseta de manga curta e tecido fino.
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s