Como lidar com as birras dos filhos

Saiba como se comportar quando o bebê começar a fazer birra para conseguir o que quer.

Sou mãe de um casal de gêmeos de 1 ano e 3 meses. Eles aprenderam a fazer birra, só que o menino está me preocupando. Toda a vez que tento impor algo a ele, como assistir TV no berço ou até mesmo não fazer as vontades dele, ele vomita. Quase todos os dias. O que eu faço?

“Seus filhos estão em uma idade na qual se percebem como seres independentes. Começam a reconhecer suas vontades e desejos, mas ainda não conhecem exatamente e nem sabem como lidar com seus sentimentos, como raiva, tristeza e angústia. Assim, eles não aprenderam a fazer birra e, sim, estão testando seus comportamentos e limites, aprendendo como devem lidar com cada um desses sentimentos”, ensina a psicopedagoga Larissa Fonseca.
 
Fique tranquila, pois esse comportamento é bastante comum e a reação do menino (vomitar) também. “Esse é o modo que ele encontrou de chamar a sua atenção. Algumas crianças fazem xixi nas calças, outras forçam o vômito. Para acabar com isso, você deve manter-se firme em sua decisão, mostrando a ele que você está no comando, que é você quem decide e não adiantará ele buscar esses recursos. Quando ele vomitar, diga que sua decisão se mantém a mesma, que aquilo não irá funcionar e apenas o limpe sem interagir”, diz Larissa.
 
Faça-o fazer aquilo que lhe foi solicitado inicialmente. “Lembre-se de que tudo com crianças é um processo e leva um tempo para eles assimilarem”, ressalta a psicopedagoga. “Com 1 ano e 3 meses, esse tempo é curto, mas é fundamental que haja frequência e consistência nas ações para que a criança compreenda.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s