Como contar à criança sobre a morte de alguém

Esse momento nunca é fácil, mas a psicopedagoga Dra. Quezia Bombonatto dá algumas dicas que vão te ajudar a conversar com seu filho.

“Como devo falar para minha filha de 4 anos que o tio faleceu? Não me sinto preparada, tenho medo de começar a chorar na frente dela, como proceder?”

O momento da perda de um ente querido é sempre doloroso. A primeira questão a ser enfrentada é: quem vai contar para a criança? Para a Dra. Quezia Bombonatto, psicopedagoga clínica e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, essa tarefa deve ser assumida por alguém que seja próximo à criança, mas que esteja em uma situação emocional mais estável. “Se a mãe estiver em muito sofrimento, e não tiver condições de se manter firme, é melhor que outra pessoa se encarregue”, diz ela.

Para conversar, é preciso mostrar afeto e firmeza ao mesmo tempo, pois é preciso esclarecer algo que a criança ainda não tem maturidade para compreender plenamente. “Você deve acolher a criança, abraçá-la, mas também precisa ser claro em suas palavras.”, explica a Dra. Bombonatto. “Contar histórias, explicar através de metáforas talvez pareça mais fácil, mas isso não ajuda a criança a entender plenamente o que aconteceu. Ela não entende a morte da mesma maneira como os adultos entendem, é preciso que ela compreenda o que aquilo significa”.

Ter calma, paciência, repetir várias vezes é importante. Explicar que não vai mais ver aquele parente, não vai mais poder conversar com ele, para que ela entenda. “Muitas crianças não têm uma visão tão racional a respeito disso. Talvez elas até saiam brincando depois da conversa, mas isso é normal. Ela precisa realmente vivenciar aquela perda para compreendê-la melhor”, conclui a doutora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s