Desde que foi compartilhado no último domingo, 25, nas redes sociais, o vídeo de um chá revelação que aconteceu em Tangará da Serra (Mato Grosso) tem sido alvo de críticas pelos internautas. O motivo é a ideia questionável que os organizadores da comemoração tiveram para revelar o sexo do bebê: colocar corante nas águas de uma cachoeira, que rapidamente ficou toda azul.
A queda d’água, chamada Queima Pé, fica dentro de uma propriedade privada, mas o risco de dano ambiental foi denunciado ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMG) por meio da Ouvidoria, depois que um vídeo foi publicado no Instagram e recebeu uma chuva de comentários negativos.
Após a repercussão, o post foi apagado, mas já tinha viralizado. Assista:
Um casal de Tangará da Serra (MT) decidiu tingir de azul uma cachoeira para anunciar que o filho que estão esperando é menino. Os vídeos publicados no Instagram foram apagados depois da repercussão negativa. pic.twitter.com/Kw4wRmg0Se
— Lázaro Thor (@lazarothor1) September 26, 2022
Riscos de dano ambiental
Como é característico desse tipo de evento, a área estava toda decorada com bexigas azuis e rosas, mas a surpresa para os pais e os convidados veio com a mudança da cor da água da cachoeira.
Depois das denúncias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou, em nota, que o proprietário da área será notificado e deverá informar quem executou a ação. Após a investigação, os fiscais irão emitir um parecer técnico e, havendo dano, os responsáveis poderão responder por crime ambiental.
Por enquanto, ainda não se sabe qual foi a substância usada como corante, nem se ela é tóxica.