Continua após publicidade

Babá eletrônica hackeada: “Alguém tem falado com meu filho à noite”

Mãe viraliza nas redes sociais ao relatar problema que teve com o aparelho e aconselha: "Livre-se da sua câmera com Wi-Fi!"

Por Carla Leonardi
Atualizado em 9 Maio 2023, 16h32 - Publicado em 9 Maio 2023, 16h27

É possível hackear uma babá eletrônica? Kurin Adele, dos Estados Unidos, acredita que sim – e que isso aconteceu com o aparelho que usava para monitorar o filho.

Em um vídeo compartilhado no TikTok (@kurinadele), ela conta que passou a notar que o garotinho vinha desligando o monitor nas últimas semanas. Ao ouvi-la pedindo ao marido que o conectasse novamente, começou a chorar apavorado: “Não, eu não quero que ela fique ligada! Alguém me acorda à noite, fala comigo e me deixa com medo”, disse.

Depois de acalmar a criança, o casal achou melhor mudar os dados de acesso ao aplicativo conectado à babá eletrônica. “Assim que alteramos a senha, a notificação que recebemos foi: ‘Esta senha apareceu em um vazamento de dados, o que coloca esta conta em alto risco de comprometimento. Você deve alterá-la imediatamente'”, mostrou Kurin. “Como vou saber há quanto tempo alguém tem nossa senha e vem mexendo com meu filho? O app nunca nos notificou”, continuou.

Continua após a publicidade
Criança dormindo na cama. A mãe está apagando a luz e saindo do quarto pela porta. Há um filtro azul sobre a imagem e zzzzz saem da cabeça da criança.
(Arte: Bebê.com.br/ Foto: Yuri_Arcurs/Getty Images)

Câmeras com Wi-Fi

Segundo ela, o menino demorou para contar, porque achava que eram seus pais que estavam se comunicando pelo aparelho. A solução da família foi trocar a babá eletrônica por um modelo sem Wi-Fi – o que Kurin aconselha a todos no fim do vídeo. “Livre-se das suas câmeras com Wi-Fi, pois estão acontecendo vazamentos, estão hackeando monitores para mexer com as pessoas e isso é aterrorizante”, conclui.

Entre os comentários do post, que tem mais de 6 milhões de visualizações, não faltam relatos de usuários que já passaram pelo mesmo problema ou ouviram histórias parecidas. Kurin entrou em contato com a empresa fabricante, mas só recebeu atenção após o vídeo viralizar. Ainda assim, as respostas foram vagas.

Continua após a publicidade

Assista, a seguir, ao vídeo completo:

@kurinadele

Get rid of your wifi cameras!!!!! #owletcamera #babymonitorhack

♬ original sound – Kurin Adele

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade