Até que idade é normal fazer xixi na cama?

Bebê Responde: especialistas solucionam as dúvidas mais frequentes sobre a saúde das crianças. Mande também a sua pergunta!

“Meu filho tem 5 anos e ainda hoje faz xixi na cama pelo menos duas vezes por semana. Isso é normal?”

“Essa é a idade limite para avaliar se a incontinência deve ser tratada ou não. Até os 5 anos é normal, mas 85% das crianças já têm controle diurno e noturno da bexiga nessa idade. Meninos são mais suscetíveis a fazer xixi na cama que meninas. Para tratar é preciso conhecer o histórico familiar do pequeno e a frequência com que os episódios acontecem. Se o pai e a mãe molhavam os lençóis, a possibilidade de o mesmo ocorrer com a criança é de 77%; se era somente um deles, de 44%; e nenhum deles, 15%. Outros sintomas também devem ser levados em conta, como a quantidade de urina, o número de vezes que ocorre durante a noite e se atrapalha a qualidade de vida da criança. A primeira medida é diminuir a quantidade de líquido à noite e fazer o pequeno urinar antes de dormir. Os tratamentos incluem terapia comportamental, um alarme na roupa íntima – que, ao ser molhada, transmite um sinal sonoro ou vibratório – e, às vezes, o uso de um hormônio antidiurético, que deve ser indicado por um nefrologista”, esclarece Maria Cristina Andrade, nefrologista pediátrica do Hospital Sabará, em São Paulo.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s