A chupeta pode atrasar a fala?

Se o uso for excessivo, sim. Entenda melhor o assunto!

Minha filha tem 18 meses, usa chupeta e não fala muitas palavras. Como posso incentivá-la a falar? Tem alguma coisa a ver com o uso da chupeta?

“O uso abusivo de chupeta pode prejudicar a fala, pois impede que a criança movimente os músculos da face adequadamente para a produção de cada som. Quanto a estimulá-la a falar mais, você pode fazer da rotina de casa e das tarefas do dia a dia uma grande brincadeira. Peça a ajuda de sua filha, permita a participação ativa dela nas mínimas atividades. Por exemplo, que ela segure a fralda limpa enquanto você tira a fralda suja que será trocada. Isso fará com que ela se perceba inserida na atividade. Faça sempre troca de turno nas atividades e brincadeiras, cada pessoa tem a sua vez de brincar ou falar. Ensine-a que a comunicação é feita de trocas, vai e vem, e ambas as partes devem ser ouvidas”, ensina a fonoaudióloga Gabriela Paiva, do Pró Babá.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s