Continua após publicidade

10 filmes para ensinar mais sobre o meio ambiente às crianças

Prepare um debate divertido e lúdico sobre sustentabilidade e preservação da natureza com a ajuda dessas produções

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 5 jun 2023, 18h35 - Publicado em 5 jun 2023, 17h18

Neste dia 5 de junho, são comemorados juntos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, como estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo que o tema deva ser abordado em todas as pequenas ações do dia a dia, a data é uma ótima oportunidade para incentivar um debate mais profundo sobre a preservação da natureza com as crianças. Afinal, são elas que herdarão o mundo depois de nós, adultos.

O assunto pode parecer menos complexo com a ajudinha de recursos lúdicos, como livros, séries e filmes (e o que não faltam no catálogo dos streamings são produções nesta pegada). Selecionamos 10 títulos que discorrem sobre a relação entre meio ambiente e sustentabilidade e estão disponíveis a um clique. Prepare a pipoca! 🍿

Wall-E (2008)

Uma animação simpática para ensinar às crianças sobre sustentabilidade e educação ambiental.

Na distopia de Wall-E, a humanidade entulhou a Terra de lixo e poluiu todo o ambiente com gases tóxicos, passando a viver em uma gigantesca nave no Espaço. WALL-E é um dos últimos robôs que foram deixados para limpar o planeta, até que ele se apaixona por Eva e a segue pela galáxia.

Continua após a publicidade

Assista no Disney+!

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

Para destacar a importância da natureza para os pequenos.

No mundo de Ted, as árvores são todas feitas de plástico e tudo à sua volta é artificial. O menino decide deixar a cidade para ir atrás de uma espécie verdadeira e impressionar Audrey, por quem é apaixonado. Na aventura, ele conhece Lorax, um ser preocupado com o rumo do mundo.

Assista na Netflix!

O Mundo dos Pequeninos (2010)

Uma linda mensagem sobre ecossistemas, harmonia e meio-ambiente.

Continua após a publicidade

Uma casa antiga abriga Arrietty e sua família, criaturas pequenininhas que sobrevivem roubando itens da casa dos humanos. Mas quando a família de Shawn se muda para o local, os serezinhos correm o risco de serem extintos.

Assista na Netflix!

Rio (2011)

Uma narrativa lúdica para falar com os pequenos sobre extinção, habitats e tráfico de animais.

Continua após a publicidade

Blu é uma arara domesticada, que vive nos Estados Unidos. Em uma viagem para o Rio de Janeiro, ele e outra arara-azul fêmea, Jewel, são capturados e precisam buscar a liberdade juntos.

Assista no Disney+!

Madagascar 2: A Grande Escapada (2008)

A importância entre sustentabilidade e turismo.

Na história, os animais do jardim zoológico do Central Park fogem para Madagascar. Eles encontram suas próprias espécies pela primeira vez, mas se perdem pelos ambientes selvagens.

Continua após a publicidade

Assista no Prime Video!

Continua após a publicidade

Minúsculos: O Filme (2013)

Uma forma descontraída para abordar a relação entre os próprios animais com as crianças.

No filme, há uma verdadeira batalha entre formigas pretas e formigas vermelhas por uma caixa de açúcar, deixada depois de um piquenique.

Assista no Prime Video!

Procurando Nemo (2003)

Para conhecer mais sobre a vida marinha!

Neste clássico da Disney, o peixinho Nemo é capturado por um mergulhador e vai parar em um aquário, no consultório de um dentista. Enquanto isso, o seu pai cruza o oceano para procurá-lo e o peixinho tenta fugir do local.

Assista no Disney+!

Happy Feet (2006)

Uma história gelada sobre a vida animal na Antártida.

O pinguim Mano, assim como todos os outros da sua espécie, precisa cantar para atrair uma parceira. Mas o único talento do garoto é para o sapateado. Certo dia, a comunidade começa a passar fome, uma vez que os peixes do oceano estão acabando. O pequeno “fora da caixa” decide tentar descobrir o mistério.

Assista no HBO Max!

Bambi (1942)

A importância da preservação dos animais e das florestas.

O cervo Bambi vive em uma floresta com a sua mãe e os amigos animais. Quando a matriarca cai na mão de caçadores, o pequeno passa a viver sozinho pela mata.

Assista no Disney+!

A Fuga das Galinhas (2000)

Um narrativa lúdica sobre o sistema de produção alimentar.

Em uma fazenda na década de 1950, galinhas se preparam para fugir do galinheiro e buscar uma vida melhor.

Assista na Netflix!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade