Bebê “andando” após o parto? Médica esclarece vídeo que viralizou

O recém-nascido está realmente caminhando? Conversamos com uma neonatologista e esclarecemos as dúvidas dos pais sobre a questão.

Por Luísa Massa
Atualizado em 31 Maio 2017, 18h11 - Publicado em 31 Maio 2017, 16h30

Nesta semana, um vídeo que mostra um bebê que acabou de chegar ao mundo movimentando as perninhas, como se estivesse dando os primeiros passos, viralizou na internet. As enfermeiras que estavam dando banho no pequeno comemoraram o fato: “Gente, ele está andando e acabou de nascer”.

A origem da gravação ainda não foi revelada, mas quem publicou o conteúdo no Facebook na última quinta-feira, 25, foi a usuária Arlete Arantes. Em poucos dias, ele se espalhou na rede social e foi visualizado 94 milhões de vezes e recebeu quase 2 milhões de compartilhamentos.

Leia também: Vídeo que mostra como lavar nariz entupido das crianças viraliza

Até o momento, quase 198 mil pessoas de todo o mundo fizeram comentários na postagem. “Incrível essa nova geração, né?”, disse uma usuária. “Não é fantástico. É apenas um reflexo que os bebês têm”, escreveu uma canadense. O vídeo também levantou o debate sobre a exposição da criança na internet e se a família havia autorizado a publicação.

Mas, afinal, o bebê está andando?

Diferente do que alguns defenderam, a criança não está de fato caminhando. “Esse é um reflexo encontrado em todos os bebês que nascem no tempo certo e são saudáveis. Se você segurar o recém-nascido em pé e encostar o seu pezinho em um apoio, ele automaticamente faz esse movimento: dobra a perna, estica a outra e parece que está andando”, esclarece Monica Carceles, neonatologista da Maternidade Pro Matre Paulista, de São Paulo.

Continua após a publicidade

Esse sinal faz parte dos reflexos primitivos, como o da sucção e o da preensão manual – quando colocamos o dedo na palma da mão do recém-nascido e ele segura -, e geralmente desaparecem depois dos três meses de vida. “Também tem outro reflexo que se chama moro, que parece que o bebê leva um susto. É uma reação dele a um ruído ou movimento brusco e ele abre os braços e fecha”, explica a médica.

Assista ao vídeo:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.