“Meu bebê nasceu com bastante cabelo. Agora, aos 3 meses de vida, os fios começaram a cair e ele está ficando careca. Isso é normal?”
O cabelo dos bebês é mais frágil do que o dos adultos e exige alguns cuidados diferentes. “A queda dos fios nos bebês, denominada eflúvio neonatal, é algo esperado e pode ocorrer também com os pelos de outros locais do corpo, como ombros e costas. Isso acontece devido ao processo fisiológico do ciclo capilar que se dá em 3 fases distintas: maturação, crescimento e repouso – sendo nesta última fase visualizada a queda do fio propriamente dita”, explica Gisele Nunes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e voluntária no Ambulatório de Cabelos da UNIFESP.
Por que isso acontece? “Como a maturação dos fios ocorre ainda durante o período intrauterino, por volta do quarto ou quinto mês pós-nascimento, estes fios já maduros entrarão em sua fase de queda. Alguns bebês podem até mesmo ficar carecas, mas o mais comum é que os cabelinhos caiam em apenas algumas partes do couro cabeludo, como nas laterais e na nuca. Vale ressaltar que os fios novos que irão surgir podem vir com cor e textura diferentes destes primeiros que sofreram queda”, complementa a especialista.
Quando se preocupar? “O couro cabeludo do bebê deve ser macio e liso, sem crostas, escamas ou vermelhidão. Caso o bebê não apresente crescimento dos fios até os dois anos de vida – ou se antes disso apresentar algum dos sinais citados -, nesse momento a mãe deve procurar a ajuda de um médico, para investigação do caso e tratamento de possíveis doenças do couro cabeludo”, finaliza Gisele.
Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!