Como trocar a primeira fralda do bebê: tudo que você precisa saber

Um guia completo para te auxiliar nas primeiras trocas de fraldas

Por Redação Pais e Filhos
17 jan 2025, 17h00
bebe com fralda
 (Divulgação/Pinterest)
Continua após publicidade

Trocar a primeira fralda do bebê pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem está vivendo a maternidade pela primeira vez. Com o tempo e a prática, esse momento se torna mais natural. A troca de fralda, além de ser uma questão de higiene, também é uma oportunidade de criar vínculo com o bebê. Para te ajudar, reunimos um passo a passo e algumas orientações práticas que vão facilitar as primeiras trocas.

Quantas vezes trocar a fralda do bebê?

Nos primeiros dias, o recém-nascido precisa de cerca de oito trocas de fraldas por dia. Isso acontece porque ele faz cocô quase sempre após as mamadas, além de urinar com frequência. À medida que o bebê cresce, a frequência diminui. O mais importante é sempre observar se a fralda está cheia ou suja, e fazer a troca assim que necessário para evitar assaduras.

O que preparar antes de começar?

Antes de colocar o bebê no trocador, organize tudo o que vai precisar. Ter os itens ao alcance evita interrupções no processo. Os materiais básicos incluem:

  • Fralda limpa;
  • Bolas de algodão e água morna ou lenços umedecidos (preferencialmente sem álcool, para bebês maiores);
  • Pomada para prevenir assaduras;
  • Fraldinha de pano ou toalha macia;
  • Álcool 70% e cotonetes (especialmente nos primeiros dias, para cuidar do coto umbilical).

Se o bebê for menino, tenha uma fraldinha extra por perto, caso ele faça xixi durante a troca.

Continua após a publicidade

Como limpar o bebê durante a troca?

A forma de limpar o bebê varia entre meninos e meninas. Seguir o movimento correto ajuda a prevenir infecções e mantém a higiene.

  • Meninas: Sempre limpe no sentido da vagina para o ânus. Isso evita que bactérias do ânus entrem em contato com a região vaginal, que é mais sensível a infecções urinárias. Use algodão embebido em água morna e, a cada passada, troque o algodão para evitar espalhar sujeira. Depois, limpe o períneo, o ânus e o bumbum. Finalize aplicando pomada para assaduras na virilha e nas dobrinhas.
  • Meninos: Comece limpando o pênis do bebê no sentido do corpo para a ponta. Coloque um algodão sobre o pênis para evitar jatos de xixi durante a troca. Depois, limpe o restante da área, sempre no sentido de cima para baixo, terminando no ânus. Assim como nas meninas, aplique pomada para as assaduras na virilha e no bumbum.

Passo a passo para trocar a fralda do bebê

  1. Lave as mãos: Antes de começar, higienize bem as mãos. Isso é essencial para evitar infecções.
  2. Remova a fralda suja: Abra a fralda e dobre a parte do adesivo para que ela não grude na pele do bebê. Use a própria fralda para retirar o excesso de fezes, se necessário.
  3. Levante as pernas do bebê: Com uma mão, cruze as perninhas do bebê e levante-as suavemente. Use a outra mão para limpar o bumbum, sempre de frente para trás.
  4. Limpeza completa: Use bolas de algodão embebidas em água morna para limpar toda a área genital e o bumbum. Troque o algodão a cada passada. Depois, seque suavemente com uma fraldinha de pano para evitar irritações.
  5. Cuide da pele: Se for usar pomada para assaduras, aplique uma camada fina nas dobrinhas da virilha e no bumbum. Evite passar o creme na genitália do bebê.
  6. Coloque a fralda limpa: Posicione a fralda nova com a parte estampada para frente. Levante o bumbum do bebê e ajuste a fralda, prendendo os adesivos nas laterais. Deixe um espaço de um dedo entre a fralda e a pele para garantir conforto.
  7. Verifique as laterais: Passe o dedo ao redor das perninhas para deixar as abas da fralda para fora. Isso evita vazamentos.
Continua após a publicidade

Dicas para facilitar a rotina

  • Prefira trocar as fraldas em um ambiente tranquilo, onde você possa concentrar sua atenção no bebê.
  • Trocar o bebê após as mamadas costuma ser uma boa estratégia, já que é comum que ele evacue nesse momento.
  • Observe sinais de assaduras, como vermelhidão na pele, e nunca deixe o bebê muito tempo com a fralda suja.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.