Como tirar a fralda do seu filho: veja os sinais de que ele está pronto

O desfralde pode ser um período de muitos desafios para os pais e o bebê. Confira nossas dicas de como passar por esse processo de uma maneira mais leve

Por Redação Pais e Filhos
25 mar 2025, 12h00
Bebê-usando-fralda
O desfralde pode ser um período de muitos desafios para os pais e o bebê (JGI/Jamie Grill/Getty Images)
Continua após publicidade

A retirada das fraldas é um marco no desenvolvimento da criança, mas o sucesso desse processo depende do ritmo e da maturidade dela. Especialistas explicam que a criança precisa se sentir segura e ver essa fase como uma conquista própria, e não como uma exigência dos pais. Forçar o desfralde antes da hora pode gerar estresse e até problemas como prisão de ventre.

Observe os sinais de prontidão

Cada criança tem seu tempo para adquirir o controle do esfíncter, assim como acontece com outras etapas do desenvolvimento, como andar ou falar. Alguns sinais indicam que seu filho pode estar pronto para iniciar o processo:

  • Consegue ficar sentado e concentrado em uma atividade.
  • Já entende e responde a comandos simples.
  • Demonstra incômodo com a fralda suja e pede para ser trocada.
  • Começa a colocar bonecos no penico ou brinca de “fazer xixi”.
  • Consegue vestir e tirar peças de roupa sozinha.
  • Tem horários mais previsíveis para evacuar.

Caso seu filho ainda não apresente esses sinais, vale esperar um pouco mais antes de iniciar o desfralde.

Evite comparações e pressões

Muitos pais ficam ansiosos para que os filhos deixem as fraldas logo, especialmente quando outras crianças da mesma idade já passaram por essa etapa. No entanto, comparar pode gerar insegurança e tornar o processo mais difícil. Além disso, oferecer recompensas ou pressionar para que o filho use o penico pode tirar o prazer natural da conquista. 

Continua após a publicidade

Como começar o processo

  1. Deixe a criança familiarizada com o penico: Comece colocando-o no banheiro e incentive seu filho a sentar nele de roupa ou de fralda.
  2. Mostre como funciona: Leve a criança para esvaziar a fralda suja no penico para que ela entenda a função dele. Caso ela demonstre resistência, espere um pouco antes de tentar novamente.
  3. Permita momentos sem fralda: Nos dias quentes, deixar a criança sem fralda por um tempo pode ajudar no reconhecimento da necessidade de ir ao banheiro.
  4. Incentive a ida ao banheiro: Pergunte se ela quer ir ao penico e a acompanhe no processo sem forçar. Se ela se sentir confortável, elogie de forma leve, sem exageros.
  5. Esteja preparado para acidentes: É natural que ocorra escapes no início. Evite broncas e reforce que, na próxima vez, ela pode tentar usar o penico.

O papel da escola

Se seu filho já está na escolinha, é importante alinhar o processo com os professores. Muitas instituições têm experiência com essa fase e podem apoiar a criança. Se a escola perceber que a criança ainda não está pronta, pode sugerir que os pais esperem um pouco mais antes de insistir no desfralde.

O que evitar

  • Forçar a criança a usar o penico quando ela não demonstra interesse.
  • Demonstrar nojo ou desprezo pelo cocô da criança.
  • Repreender em caso de acidentes.
  • Criar um ambiente de ansiedade e cobrança.
Continua após a publicidade

E se o desfralde não estiver funcionando?

Se você já iniciou o processo e percebe que não está dando certo, talvez seja hora de pausar e tentar novamente mais tarde. O desfralde não deve ser um período de tensão para a família. Se houver dúvidas ou dificuldades, conversar com o pediatra pode ajudar a encontrar a melhor abordagem para o seu filho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.